Fred Alves
Integrantes da Folia do Divino da Vila Mata Verde estiveram nesta sexta-feira, 22 de maio, em Pedro Afonso, onde visitaram residências, órgãos públicos e empresas prinvadas. Entre os locais visitados estão a Coapa e a Cadeia Pública Feminina.
Conforme o aposentado Francisco Pereira, a Folia começou o “giro”, como é conhecido o percurso percorrido pelos membros do grupo, há cinco dias, e segue visitando a cidade e a zona rural até domingo, 24 de maio, último dia dos Festejos do Divino Espírito Santo, que acontece na Vila Mata Verde.
O agricultor José Pereira da Silva afirma que a manifestação religiosa é realizada como demonstração de fé e agradecimento. “Também fazemos questão de manter a tradição iniciada há mais de 100 anos por nossos familiares que vieram para essa região”, explica.
A folia do Divino é uma manifestação que anuncia a presença do Espírito Santo, através da romaria e do giro da folia do divino.
Representando as andanças de Jesus Cristo e seus 12 apóstolos, um grupo, conduzido por um alferes, percorre as casas abençoando as famílias e convidando a todos para a festa da hóstia consagrada, cuja data se aproxima. Durante este giro, os foliões também recolhem donativos para a festa.