Política

SESSÃO

Vereadores debatem limpeza do Canavieiras, e trânsito e Código de Posturas

20/04/2015 12h18 - Atualizado em 22/04/2015 14h28
Vereadores debatem limpeza do Canavieiras, e trânsito e Código de Posturas
Fred Alves

Fred Alves

Um dos assuntos debatidos na sessão realizada na manhã desta terça-feira, 14 de abril, na Câmara Municipal de Pedro Afonso, foi a necessidade de se realizar a limpeza no setor Canavieiras, criado por uma empresa privada e que atualmente tem sua administração disputada na Justiça.

A questão foi levantada pelo vereador Sipriano (PMDB). Segundo ele, o mato cresceu e está tomando conta de ruas asfaltadas onde já vivem várias famílias. Ele também lembrou que os moradores investiram na compra de lotes e na construção de casas, mas até agora não receberam documentos dos imóveis por causa de uma “encrenca entre sócios”.

“É uma indignação ver o Canavieiras em uma situação de completo abandono, uma vergonha. Essa Casa de Leis não vai aprovar extensão de loteamento. O Município não arrecada nada”, reclamou.

A vereadora Sirleide do Movimento (PMDB), que comprou dois lotes no bairro e representa uma entidade que pretende adquirir 100 lotes para destinar a famílias de baixa renda, também destacou o abandono do local. “É gritante a situação em relação à limpeza do bairro. A administração municipal deve fazer a limpeza onde já existem pessoas morando já que foi paga uma parcela de IPTU no valor de R$ 35 mil, em 2014”, argumentou, ressaltou que há inúmeras reclamações de pessoas que já vivem no setor e de outras que compraram lotes.

A reportagem do CNN não conseguiu contato com representantes do Loteamento Canavieiras. O espaço continua aberto, caso queiram se manifestar.

Trânsito
Os vereadores também voltaram a falar de problemas que estão ocorrendo com a implantação da sinalização de trânsito em ruas e avenidas de Pedro Afonso, como a fixação de placas de velocidade média de 60 km em locais inadequados, a altura das mesmas e a ausência em algumas vias.

A presidente da Casa de Leis, Lili Benício (PSD), informou que nesta segunda-feira, uma pessoa ficou ferida após um acidente na Rua da Liberdade, umas das vias onde mais ocorrem colisões entre veículos na cidade, mas que até agora ainda não foi sinalizada.

Já Sirleide do Movimento cobrou o envio de ofício ao prefeito solicitando informações sobre a empresa contratada para sinalizar a cidade, tais como o valor do contrato e o nome do engenheiro de tráfego responsável pelo projeto. “Qualquer cidadão, mesmo leigo, sabe que esse serviço está sendo feito errado”, alertou.
Matérias aprovadas

Ainda na sessão desta terça-feira, foram aprovadas duas matérias, por unanimidade de votos. A primeira de autoria de Sirleide do Movimento é uma indicação ao Poder Executivo solicitando o fornecimento de café da manhã aos atiradores que cumprem o serviço militar obrigatório no Tiro de Guerra 11004. A outra é um requerimento de Lili Benício cobrando que ao construir a Praça do Setor Santo Afonso, a Prefeitura destine uma área para estacionamento de veículos.

Ainda durante a reunião, o vereador Salim Bucar (SD) informou que após receber reclamações de vários cidadãos, pretende elaborar uma propositura e encaminhar ao governo municipal cobrando o cumprimento do Código Municipal de Posturas. “As pessoas reclamam que na Praça Coronel Lysias Rodrigues e próximo ao Banco do Brasil é impossível andar pelas calçadas, já que elas estão ocupadas por cadeiras e mesas”, disse, lembrando que é obrigação da Prefeitura fiscalizar.

Secretário vai à sessão
Presente a reunião, o secretário de Finanças de Pedro Afonso, Janilson Castro, afirmou que estão sendo tomadas medidas para sanar eventuais falhas na sinalização. Ele também afirmou que a Prefeitura de Pedro Afonso pretende realizar concurso público, ainda em 2015, para fiscais de trânsito, tributário e de posturas.

O secretário também afirmou que a gestão contratou uma auditoria para avaliar o correto pagamento de impostos por parte da Bunge e, caso seja constado o repasse de um valor incorreto, a empresa pode ser acionada judicialmente.

A chefe de gabinete da Prefeitura de Pedro Afonso, Dorinha Santos, também acompanhou a sessão. 

 

VEJA TAMBÉM: