Cooperados e colaboradores da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins reservaram parte da manhã desta sexta-feira, 26 de junho, para agradecerem a Deus por dar a força necessária para vencer as adversidades e pelas conquistas alcançadas ao longo de 17 anos de sua fundação, comemorado neste sábado, 27 de junho.
O momento de oração, com leitura bíblica e preces, ocorreu na sede da cooperativa, em Pedro Afonso, e também contou com a participação de parceiros comerciais e convidados. As esposas de cooperados Divina Aquino Mendes e Odina Maranhão contribuíram com as orações.
Em seguida foi servido um café da manhã em clima de confraternização.
Cooperativa consolidada
“Essa é uma data muito especial e temos muito a comemorar. A Coapa é uma cooperativa consolidada, uma marca forte e sempre envolvida com as questões da comunidade”, afirmou o presidente Ricardo Khouri, destacando ainda as conquistas econômicas e sociais.
Um dos fundadores da Coapa, Leonardo Queiroz ressaltou o pioneirismo dos agricultores que se uniram e fundaram a cooperativa em um momento difícil. “Chegamos até aqui graças à persistência de produtores que perceberam a importância de andarem juntos e mostraram que é possível crescer unidos”, avaliou, prevendo ainda um futuro promissor para a cooperativa que segundo ele, “superou dificuldades e hoje é uma empresa consolidada”.
Coapa premia fidelidade de associados
Durante a comemoração do aniversário de 17 anos da Coapa, também foram anunciados os ganhadores do Prêmio Fidelização Coapa criado para reconhecer associados que dão exemplo de cooperativismo, através da sua relação com a cooperativa.
Em 2015, foram escolhidos os cooperados José Francisco Amaral e Benjamim Hikokuro Baba.
O prêmio será uma viagem de 07 dias, com direito a acompanhante, para Natal (RN), na segunda quinzena de agosto, com todas as despesas pagas.
Para escolher os vencedores foram considerados itens como entrega da totalidade de sua produção de grãos no armazém da Coapa; comercialização de excedente através da cooperativa; aquisição de insumos como sementes, fertilizantes e químicos para toda a área produtiva; utilização de assistência técnica e compras na loja agroveterinária. Ainda foram observados itens como a participação do cooperado nas palestras e assembleias gerais.
O Conselho de Administração instituiu esse prêmio anual e deverá continuar realizando a análise da atual safra para premiação em 2016.
Ricardo Khouri espera que o prêmio seja um incentivo para os cooperados privilegiarem sua cooperativa, fazendo dela uma extensão de sua propriedade, e entender que ele, como dono deve trabalhar para que ela cumpra seu papel de reguladora de mercado, e fomentadora de melhoria social.