Política

HOMENAGENS

Legislativo entrega título de cidadania e moção de aplausos

15/07/2015 15h18 - Atualizado em 29/07/2015 15h50
Legislativo entrega título de cidadania e moção de aplausos
Fred Alves

Fred Alves

A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Pedro Afonso do primeiro semestre, realizada na manhã desta terça-feira, 30 de junho, foi marcada pela entrega de honrarias.

O subtenente do Exército Gilvan Dias Jorge recebeu título de cidadão pedroafonsino. O militar comandou o Tiro de Guerra 1100-4 de 2008 a 2010, quando desenvolveu um intenso trabalho não apenas na formação de jovens que cumpriam o serviço militar obrigatório, como também de apoio a ações da comunidade.

A honraria foi proposta pelo vereador Sipriano (PMDB), por sugestão do vice-prefeito de Pedro Afonso, Gilmar Lacerda (PMDB). Ambos estavam na sessão e destacaram o trabalho desenvolvido pelo homenageado.

“Nos três anos de serviço em Pedro Afonso, o subtenente Dias Jorge além de cumprir suas funções no Tiro de Guera, ainda se envolveu em projetos que beneficiaram a comunidade. Seu trabalho foi além da função de instrutor. O povo de Pedro Afonso está lhe dando essa homenagem”, afirmou Sipriano.

Já a vereadora peemedebista Sirleide do Movimento disse: “Dias Jorge passou por Pedro Afonso e deixou sua marca, seu legado”. A parlamentar ainda lembrou que o profissionalismo do militar possibilitou que ele integre, atualmente, a equipe de segurança da presidente da República, Dilma Rousseff (PT).

“Pedro Afonso se sente lisonjeado em tê-lo como cidadão pedroafonsino”, discursou o vereador Rodrigo Lustosa (PSD).

Emocionado, o subtenente Dias Jorge falou da sua trajetória desde a chegada a Pedro Afonso, cercada de incertezas, até as muitas amizades que fez na cidade, onde costuma vir frequentemente com a família. “Defendo Pedro Afonso por onde tenho andado. Tenho orgulho de dizer que foi um dos melhores lugares em que morei. Agora posso dizer, com muito orgulho, que sou cidadão pedroafonsino”, afirmou o militar, que atualmente mora e trabalha em Brasília (DF).

Reconhecimento à Coapa
As homenagens seguiram com entrega de moção de aplausos à Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), que completou 17 anos de fundação no último dia 27 de junho. A iniciativa de prestar a homenagem foi da presidente da Câmara de Vereadores, Lili Benício (PSD).

Para a parlamentar, “trata-se do reconhecimento a homens e mulheres que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Pedro Afonso e região”. Lili ainda destacou o papel social da cooperativa que participa e apoia projetos importantes como a construção de praças ecológicas em vários municípios e a campanha em prol da APAE de Pedro Afonso.

O vereador Coelho (DEM) destacou o pioneirismo dos produtores que acreditaram nas potencialidades de Pedro Afonso. “Os produtores vieram e geraram empregos e contribuíram na qualificação da mão de obra de jovens pedroafonsinos”, lembrou.

“Pedro Afonso deve agradecer muito à Coapa. Plantaram o que colheram, pois trabalharam muito para conquistar seus objetivos. Cada cooperado merece esse reconhecimento”, completou o vereador Salim Bucar (PSD).

Falando em nome da Coapa, o presidente Ricardo Khouri, que estava acompanhado de diretores e colaboradores da instituição, agradeceu a homenagem dos vereadores e disse que desde a sua criação em 1998, a cooperativa sempre esteve envolvida com a comunidade. Segundo ele, o “casamento” dos produtores com a comunidade foi fundamental para o êxito da Coapa.

Participação
A sessão solene foi prestigiada por várias autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos homenageados.
 

VEJA TAMBÉM: