No próximo dia 5 de maio, a Fundação Bunge, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai inaugurar mais um espaço de leitura na cidade, instalado na Biblioteca Municipal Maximiano José Soares. Voltado para a comunidade da região, o projeto é uma iniciativa da Fundação Bunge, por meio dos programas Semear Leitores e Comunidade Integrada.
Para o evento de inauguração, haverá apresentação da contadora de histórias Lília Diniz, artista maranhense formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e membro da Academia Imperatrizense de Letras. Lília é reconhecida pelo seu trabalho ligado às raízes nordestinas e à cultura da poesia popular, com o uso da entoação de versos e cantigas em suas performances de "louvação" aos falares, comportamentos e tradições dos povos do interior do Brasil. A cerimônia terá ainda as presenças de autoridades municipais, além de representantes da Fundação Bunge, professores e alunos.
O espaço segue o conceito de ludicidade e interatividade, podendo ser utilizado para abrigar além da leitura, contações de histórias, eventos temáticos, esquetes teatrais, saraus, entre outros eventos. Além disso, foi especialmente projetado para atender às necessidades das crianças, com o cuidado em ofertar livros em estantes baixas para facilitar o acesso, além de pufes coloridos, tapetes, almofadas e adereços, tudo com o objetivo de tornar o momento de leitura mais alegre e prazeroso.
Para o acervo da biblioteca das salas de leitura, a Fundação Bunge doou 500 títulos infanto-juvenis, recomendados para o estímulo a leitura nas séries iniciais, além de baú pedagógico com fantasias e adereços.
A iniciativa dá continuidade ao plano de investimentos da Fundação Bunge na região que, entre outras ações, leva, desde 2012, Formação Continuada de Educadores com cerca de 390 professores, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos das redes públicas municipais. A Fundação Bunge já investiu mais de R$ 1 milhão em ações voltadas a educação dos municípios de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins. (Da Assessoria)