Esporte CN

1ª ETAPA

Pedro Afonso entra definitivamente no circuito tocantinense de motocross

20/05/2015 15h21 - Atualizado em 21/05/2015 11h59
Pedro Afonso entra definitivamente no circuito tocantinense de motocross
Fred Alves

Fred Alves

No final de semana, Pedro Afonso recebeu a 1ª etapa do Campeonato Estadual de Motocross e Copa Tocantins de Motocross 2015. Uma grande estrutura foi montada na AABB para pilotos e o público em geral.

Quem foi ao evento não pagou entrada, mas pode doar alimentos não perecíveis que serão repassados a famílias carentes de Pedro Afonso.
Mais de 130 pilotos do Tocantins, Pará, Goiás e Distrito Federal disputaram oito categorias (veja resultados ao final do texto).
Na tarde do sábado, 16 de maio, e na manhã do domingo, 17, aconteceram os treinos livres. Já no domingo, à tarde, centenas de pessoas lotaram as arquibancadas e tendas para assistir as finais. Quem foi assistiu grandes “pegas” na disputa pela liderança, além de muitos saltos e ultrapassagens de tirar o fôlego.

O presidente da Federação de Motociclismo do Estado do Tocantins (FMT), Mauricio Silva, informou que as parcerias fechadas permitiram montar uma estrutura ainda maior do que a de 2014, quando Pedro Afonso também recebeu uma prova do estadual de motocross. “A mudança se deu porque ocorreram parcerias que possibilitaram montar uma grande estrutura para receber os pilotos e o público. Tivemos mais de 130 inscrições do Tocantins, Goiás, Pará e do Distrito Federal. O balanço é altamente positivo e animador. Esperamos realizar em 2016 mais uma etapa em Pedro Afonso”, disse Mauricio Silva.

Um dos principais responsáveis pela vinda da etapa para Pedro Afonso, o empresário Agnaldo Sodré, o Gordo do Lavajato, comemorou o sucesso do evento. Para ele, esse tipo de competição serve para levar o nome de Pedro Afonso ao resto do Estado, movimenta a economia local e oferece entretenimento aos pedroafonsinos e moradores de cidades vizinhas. 

Pilotos destacam nível da competição
Veterano das pistas de motocross, com dez anos de experiência, o piloto palmense Wilian Alves, o popular Wilian Foguete, competiu pelo segundo ano consecutivo em Pedro Afonso, e destacou o excelente nível técnico da competição, bem como a estrutura instalada na AABB. “O nível foi excelente com pilotos não só do Tocantins, mas também de outros estados, o que nos motiva a treinar ainda mais. A estrutura melhorou muito para atender a todos os envolvidos”, comentou Wilian Foguete, que conquistou quatro troféus depois de ficar dois meses sem competir.

O promotor de justiça Mateus Reis, que também é piloto de motocross, foi outro que elogiou o nível da 1ª etapa do Campeonato Estadual de Motocross e ainda a organização do evento. O competidor espera conciliar a agenda de promotor com a de piloto para participar das outras 12 etapas deste ano. “Motocros é a fuga do stress do dia a dia”, disse sorrindo.

Ainda chamou atenção a participação Robson Corrêa, que chegou em 6º lugar na final da categoria Nacional, uma das mais disputadas. O piloto mudou-se recentemente para Pedro Afonso e já competiu pela cidade.

Pedro Afonso em destaque
O público também aprovou o evento. Gerente de um supermercado em Pedro Afonso, Jaaziel Segatto Wendt foi com amigos na tarde de domingo assistir as finais e gostou do que viu. “Foi um evento grandioso pela estrutura instalada e por colocar Pedro Afonso em destaque no Tocantins por sediar a primeira etapa do tocantinense de motocross. É um evento onde toda a família pode comparecer e com um grande show dos caras que são feras pilotando motos”, afirmou.

Apoio
Para a realização desta etapa a Federação de Motociclismo do Estado do Tocantins (FMT) contou com a parceria do deputado estadual Jorge Frederico, Honda Serra Verde, Gordo Lava Jato, deputado estadual Cleiton Cardoso, Prefeitura de Pedro Afonso, Secretaria de Estado do Esporte e Governo do Tocantins.

Resultados da 1ª Etapa
50 cc

1º Thiago Henrique
2º Luiz Ricardo

65 cc
1º Alexandre Galdino Filho
2º Mateus Ferraz
3º Marcelo Ricardo

85 cc
1º Gabriel Leal
2º Ruan
3º João Vitor Gonçalves
4º Gregório Nunes

Especial B
1º Sebastião
2º Mecias Fabricio
3º Ubaldo Neto
4º Israel Sangali
5º Rodrigo Mendes
6º José Amazílio
7º Enoque Rodrigues

MX 1
1º Guilherme
2º César Xavier
3º João Antônio
4º Wilian Alves
5º Sebastião Pereira
6º Wanderson
7º Julimar

MX 2
1º João Antônio
2º Cesar Xavier
3º Wilian Alves
4º Wanderson Oliveira
5º Mecias Fabricio
6º João Vitor Cerrato

MX3
1º Cesar Xavier
2º Wilian Alves
3º José Amazílio
4º Frank Venâncio
5º Israel Sangali
6º Mateus Reis
7º Paulo César

Nacional
1º Wilian Alves
2º Hamilton Leal
3º Mecias Fabricio
4º Rafael Balena
5º Claudinei João
6º Robson Corrêa
7º Júnior Ferreira
8º Alessandro Linhares

Over
1º Alexandre Coelho
2º Adilson
3º Dinoel (Baiano)
4º Claudinei João
5º Luciano Barreto
6º 95
7º Júlio César
 

VEJA TAMBÉM: