TROCANDO EXPERIÊNCIAS

Representantes da Batavo conhecem sistemas de produção de Pedro Afonso

13/03/2015 12h12 - Atualizado em 17/03/2015 09h26
Representantes da Batavo conhecem sistemas de produção de Pedro Afonso
Divulgação

Integrantes da Cooperativa Batavo, uma das maiores e mais importantes cooperativas do Paraná, estiveram em Pedro Afonso (TO), nesta quinta-feira, 12 de março.

O grupo formado por engenheiros agrônomos, um cooperado, além de técnicos da Bayer, foi recepcionado na sede da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, pelo presidente Ricardo Khouri, o superintendente José Rander Lopes e profissionais das áreas técnica, comercial e de organização do quadro social.

No bate-papo cooperativista, integrantes da Coapa e da Batavo trocaram experiências e informações.

Antonio Alberto Gomes da Silva, do Departamento Comercial da Batavo, explicou que a cooperativa implantará um entreposto para fornecimento de insumos e recepção de grãos em uma área localizada entre os municípios de Palmas e Paraíso do Tocantins. Por isso, segundo o engenheiro agronômo, a Batavo organizou uma visita a municípios tocantinenses produtores de grãos visando conhecer os sistemas de produção.

Na Coapa, os cooperativistas paranaenses receberam várias informações sobre clima, tipos de solo, manejos produtivos, logísticas e comercialização. Além disso, Ricardo Khouri falou sobre a evolução do cooperativismo no Tocantins e a sua importância para o desenvolvimento econômico. “O Tocantins já não é mais uma fronteira agrícola, como há alguns anos, já é um estado consolidado no segmento agropecuário”, explicou Khouri.

Antonio Alberto Gomes da Silva agradeceu a recepção e elogiou a estrutura da Coapa, lembrando que a Batavo trabalha em parcerias com várias cooperativas e vê na cooperativa pedroafonsina uma boa parceira.

Depois da visita técnica na Coapa, o grupo de cooperativistas do Paraná foi recepcionado pelos proprietários da Fazenda Brejinho, considerada referência estadual quando se fala em integração lavoura, pecuária e floresta.

90 anos de cooperativismo
Em 2015, a Cooperativa Batavo completa 90 anos de criação. Sua sede fica em Carambeí (PR). Seu foco é a produção agropecuária, buscando atender ao seu quadro social na comercialização, aquisição de insumos e assistência técnica. Desde 2011, retornou à industrialização da produção dos cooperados, com a construção da indústria de Leite Frísia, e em 2014, com a consolidação de projetos de intercooperação na área de trigo e suínos. Desde a sua fundação, descendentes europeus e brasileiros fazem da Batavo um modelo de cooperativismo no país.

 

VEJA TAMBÉM: