Cinquenta e três militares que integram o efetivo do 3º BPM participaram na manhã desta terça-feira, 3 de junho, de duas palestras realizadas no auditório da unidade, em Pedro Afonso.
Na primeira explanação, o promotor de justiça titular da 2ª Promotoria Cível de Pedro Afonso, Luiz Antônio Francisco Pinto, abordou o tema “Tortura e abuso de autoridade no Estado Democrático de Direito”. A segunda palestra foi ministrada pelo 1º tenente Aderlan, que discorreu sobre “O uso da força em intervenções policiais”.
Ambos os palestrantes citaram exemplos práticos e tiraram dúvidas apresentadas pelos participantes.
“Foi a oportunidade para os militares tirarem dúvidas que, muitas vezes, surgem no dia a dia do trabalho policial”, explicou o comandante do 3º BPM, major Miranda.
Prestes a completar 21 anos de trabalho na Polícia Militar do Tocantins, o cabo Lusivânio, integrante do destacamento do município de Santa Maria do Tocantins, considera que as palestras trouxeram informações que contribuem para o policial militar realizar suas atividades de acordo com a legislação vigente.
“Foram muito instrutivas as palestras e esclareceram dúvidas que eu tinha”, comentou o cabo Elenilson, que trabalha em Pedro Afonso e está na corporação há quase nove anos.
Já o promotor Luiz Antônio Francisco Pinto agradeceu a oportunidade de ministrar a palestra e considera importante a aproximação entre o Ministério Público Estadual e a Polícia Militar.
Ciclo de palestras
A realização das palestras é uma orientação do comandante de Policiamento do Interior às unidades policiais militares localizadas nos municípios do interior do Tocantins, e serão realizadas bimestralmente ao longo de 2015.