Cidades

SINALIZAÇÃO

Após questionamentos, Prefeitura de Pedro Afonso diz que vai desenvolver campanhas de educação para o trânsito

15/04/2015 18h48 - Atualizado em 15/04/2015 18h55
Após questionamentos, Prefeitura de Pedro Afonso diz que vai desenvolver campanhas de educação para o trânsito
Divulgação

Fred Alves

Nos últimos dias diversos moradores entraram em contato com o CNN para questionar o fato de a Prefeitura de Pedro Afonso, responsável pela implantação da sinalização de trânsito da cidade, ainda não ter iniciado campanhas educativas para orientar condutores de veículos e a população em geral.

“Como sinaliza a cidade e realiza mudanças significativas nas vias sem antes fazer uma campanha para orientar os motoristas?”, questionou um motorista, que pediu para não ser identificado.

Nesta quarta-feira, 15 de abril, o CNN entrou em contato com administração municipal para buscar informações a respeito do trabalho que está sendo realizado.

Sobre ações educativas foi informado que na próxima semana será realizada uma reunião com representantes da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), órgão ligado ao Detran-TO, e a Polícia Militar, para planejar ações conjuntas.

O prefeito Jairo Mariano (PDT) disse que apesar de os serviços terem um prazo de 90 dias para serem concluídos, a intenção é que as campanhas educativas sejam iniciadas ainda neste mês. Também disse que não pretende criar um Departamento de Trânsito, nem realizar concurso específico para fiscal de trânsito. “Não ha necessidade tendo em vista que o município já dispõe de uma estrutura própria do Governo do Estado, ou seja, o Ciretran. E no ultimo concurso publico do Estado já foram previstos os cargos de fiscais”, afirmou. Ele também disse que a Prefeitura de Pedro Afonso irá fazer a formalização de uma parceria com o Detran-TO e PM-TO para execução de ações conjuntas.

O gestor ainda comentou a reclamação de moradores e também de vereadores de que falta transparência no processo de sinalização da cidade. Segundo ele, a comunidade já acompanha há mais de um ano a organização do processo de implantação da sinalização de trânsito e que sua administração sempre esteve aberta para receber questionamentos ou sugestões.

Jairo Mariano também informou os nomes da empresa executora e do engenheiro responsável pelos serviços. Trata-se da Líder Engenharia que como responsável técnico o engenheiro Rodrigo Schineider.

PM vai fiscalizar
Em entrevista ao CNN, também nesta quarta-feira, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, major Miranda, explicou que a corporação está preparada para desenvolver ações de educação para o trânsito.

O militar explicou que a partir do momento que for concluído o trabalho de sinalização, a PM também vai fiscalizar e lavrar autos de infração quando necessário. “Mas nossas equipes já estão orientando os condutores da necessidade de observar as normas de trânsito nas vias já sinalizadas”, informou.

Entenda
A implantação de sinalização de trânsito em ruas e avenidas de Pedro Afonso foi iniciada no último dia 23 de março. Segundo a prefeitura, o projeto prevê uma completa sinalização vertical e horizontal, que atinge a maioria dos setores da cidade, além da adoção de sentido único em vias públicas de tráfego intenso, visando facilitar o fluxo de veículos.

A etapa inicial é a implantação da sinalização vertical, com a instalação de cerca de 300 placas. As vias públicas estão recebendo placas, como por exemplo, de parada obrigatória, velocidade máxima, sentido proibido, passagem de pedestre e área estudantil.

A sinalização horizontal consiste na pintura, com tinta apropriada, de faixas de pedestre e de interseção seccionadas e contínuas, antes de cruzamentos e quebra-molas, além de faixas pontilhadas e implantação de depressões na pista, os chamados sonorizadores. A administração municipal informou que a execução desta etapa do projeto tem previsão para se estender por cerca de 90 dias, pois depende de condições climáticas favoráveis.

O projeto também prevê alterações voltadas a desafogar o tráfego na região central da cidade. A Avenida João Damasceno de Sá terá sentido único na direção bairro-centro, enquanto a Rua Guimarães Natal terá mão única do centro para a praia. A Rua Balduíno Pereira da Costa terá sentido único da João Damasceno de Sá até a Benjamin Constant, ao lado do Centro Comercial Carlos Cardoso (Pop Shopping). A implantação do projeto exigirá um investimento total de R$ 160 mil, provenientes de recursos próprios da Prefeitura.
 

VEJA TAMBÉM: