A deputada estadual Luana Ribeiro (PR), vice-presidente da Assembleia Legislativa, subscreveu o requerimento do deputado Olyntho Neto (PSDB), que manifesta apoio,em regime de urgência, em favor do 3º sargento da Polícia Militar Jenilson Alves de Cirqueira, referente aos autos de Sindicância nº 089/2015 instaurado pela PM/TO e também solicita o arquivamento dos autos. A tramitação em regime de urgência foi aprovada na sessão desta terça-feira, 17.
A abertura de sindicância administrativa pelo Comando da Polícia Militar se deve ao fato de o militar ter supostamente se referido de forma desrespeitosa ao governador do Estado durante seu pronunciamento realizado em audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa, no último dia 10.
“Apoio um cidadão, independente de ser PM ou não, que veio a esta Casa atendendo a um convite. Acho grave tolir a liberdade de expressão de um convidado desta Casa”, disse.
De acordo com a deputada, a audiência pública existe para que as pessoas expressem suas opiniões, vontades e indignações. “Diante das manifestações que tivemos no final de semana, percebemos que a sociedade quer ser ouvida e os policiais também querem”, afirmou. "O militar veio para um debate democrático", argumentou a parlamentar reafirmando seu apoio à liberdade de expressão prevista na Constituição. “Peço que os nobres pares reflitam a respeito desse requerimento para que sejamos justos com a democracia. A audiência era para expressar opiniões, sugestões e dificuldades da área. É intolerável que um policial militar seja rebaixado e não tenha o direito de se manifestar”, argumentou. (Da Assessoria)