Política

NA CÂMARA

Diretor do Sisapa apresenta primeiras ações e garante que não há falta de água

02/03/2015 11h18 - Atualizado em 05/03/2015 19h16
Diretor do Sisapa apresenta primeiras ações e garante que não há falta de água
Divulgação Ascom Pref. Pedro Afonso

Fred Alves

À frente do Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa) desde o último dia 15 de janeiro, o engenheiro Ricardo Sardinha aproveitou uma visita a Câmara Municipal nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, para informar as medidas iniciais tomadas na sua gestão.

O responsável por uma das áreas mais críticas da atual administração disse que uma de suas primeiras providências foi confrontar dados que já detinha por conhecer o sistema, do qual foi um dos responsáveis pela implantação há mais de 20 anos, e levantar pontos críticos. Com o diagnóstico traçou um plano de trabalho tendo como foco principal resolver as constantes interrupções no fornecimento de água.

Sardinha lembrou “que ocupa um cargo de responsabilidade técnica” e conta com o apoio dos servidores, a maioria veteranos no órgão. O diretor do Sisapa afirmou que pretende fazer gestão para que seja atualizada a Lei Municipal de Saneamento, medida necessária para adequá-la à legislação federal.

“Temos monitorado a Estação de Tratamento de Água e proposto melhorias na produção de água, com controle físico, químico e bacteriológico constante”, informou, ressaltando que a água é um direito de todos, mas deve ser fornecida legalmente. Ele disse isso para chamar atenção para as ligações clandestinas, os famosos “gatos”, que segundo Sardinha, “além de ser crime, também pode contaminar toda a rede de água e colocar em risco a saúde da população”.

Ainda conforme o diretor do Sisapa, atualmente não há falta de água no município. “Temos água saindo pelo ladrão”, brincou, para completar: “estamos com água 24 horas na rede, não está ocorrendo falta”. O engenheiro alertou que ocorrerão paradas programadas para manutenção do sistema; outras interrupções só acontecerão no caso de problemas como panes elétricas. “Mas existe um grupo gerador de energia reserva, adquirido desde a gestão passada”, lembrou.

Por último, o engenheiro informou que pretende fazer o recadastramento de todos os consumidores e cortar o fornecimento de água de clientes inadimplentes.

Elogio 
Na ocasião, Ricardo Sardinha recebeu elogios do prefeito Jairo Mariano (PDT), que estava na sessão. O gestor destacou na nova gestão do Sisapa a medida tomada para a padronização dos procedimentos operacionais. “Ele [Sardinha] entrou numa fase complicada, que antecedeu o Carnaval, e tomou medidas providenciais. O sistema não fica estrangulado. Há muitos anos não subia água para as caixas de água das residências às três da tarde, somente a meia-noite. Esse resultado é fruto de medidas técnicas”, avaliou o prefeito de Pedro Afonso.
 

VEJA TAMBÉM: