Na ultima quinta-feira, 12 de março, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, oficializou-se a Lei municipal 540/2014, que descentraliza os recursos da merenda escolar. Os administradores do recurso agora serão os gestores das escolas. A intenção do Governo Municipal é melhorar a qualidade da merenda escolar oferecida aos alunos e também fomentar a economia local.
Os diretores das escolas municipais assinaram o convenio e demonstraram aprovação, classificando-o como um ato democrático e inovador. Há anos as escolas vinham enfrentando problemas com o armazenamento e com a perda de qualidade dos alimentos, pois a estrutura dos depósitos não comportavam as grandes quantidades entregues pelos fornecedores.
O secretário de Educação e Cultura, Gercival Lopez, enfatizou a importância do ato descentralizador, pois esse recurso quando administrado diretamente pelos gestores escolares irá dar liberdade e poder de escolha às escolas. Observou também que o comércio local será valorizado, pois esses recursos ficarão no município e contribuirá para o aquecimento da economia.
Em discurso, o prefeito Francisco Júlio reforçou que tal ato vem dar mais autonomia às unidades escolares. Segundo ele, por estarem próximos da realidade seus estores farão uso do recurso da melhor forma possível, suprindo as necessidades alimentares das crianças atendidas. (Da Assessoria)