Fred Alves
Quem gosta de artes marciais teve uma boa opção no sábado e domingo, dias 21 e 22 de março, quando foi realizada a 1ª Copa Van Damme de Karatê.
A competição realizada no Ginásio de Esportes Ademar Amorim reuniu 110 atletas de Pedro Afonso, Palmas, Guaraí, Araguaína, Paraíso do Tocantins e Silvanópolis.
O evento foi organizado pela Academia Van Damme, de Pedro Afonso, que tem à frente o sensei Sivaldo Borges, e faz parte do calendário oficial da Federação de Karatê do Tocantins (FEKTO). Os atletas ainda vão participar de mais duas etapas este ano, quando serão escolhidos os melhores para a seleção tocantinense que disputará o Campeonato Brasileiro, que acontece em julho, em Palmas.
A campeã geral foi a Academia AKGT, de Palmas. Em 2º lugar ficou a Academia Van Damme, com 50 medalhas, e em 3º a Academia Silvanópolis.
Bom nível técnico
O presidente da FEKTO, Jocivaldo Dias Cardoso, elogiou a organização do evento e o nível técnico dos competidores. “Foi possível perceber que os competidores se prepararam muito para a competição”, comentou.
Feliz pela qualidade da competição, Silvaldo Borges agradeceu o apoio do poder público, empresas, entre elas, o CNN, parceiros e o empenho dos integrantes da equipe organizadora. “O campeonato foi excelente e mostrou a força do karatê e que Pedro Afonso pode sediar eventos de grade porte”, disse.
Vitória especial
Dona de vários títulos, inclusive nacionais, a karateca Jéssica Benício competiu por uma academia de Palmas onde mora. Ela falou da alegria de lutar pela primeira vez em casa. A pedroafonsina foi a campeã na categoria adulta.
“Competir é sempre bom e desde que participo meu sonho era lutar na minha terra amada. Apareceu a oportunidade e treinei arduamente a fim de garantir a vitória e consegui. Ganhar é bom, em casa melhor ainda”, afirmou a atleta que já se prepara para competições em abril, junho e setembro. O objetivo dela é se classificar para a etapa final do Brasileiro de Karate, que acontece em outubro em Florianópolis (SC).