Política

INDICAÇÃO PARLAMENTAR

Vereadora pede revitalização da Praça da Matriz e denuncia que local é utilizado para venda e consumo de drogas

31/03/2015 17h45 - Atualizado em 07/04/2015 14h40
Vereadora pede revitalização da Praça da Matriz e denuncia que local é utilizado para venda e consumo de drogas
Fred Alves

Fred Alves e João Paulo de Oliveira Bueno

A situação de degradação e abandono da Praça da Igreja Matriz foi abordada na sessão da manhã desta terça-feira, 31 de março, na Câmara Municipal. Segundo a vereadora Sirleide do Movimento (PMDB), o local está às escuras e tem sido utilizado como ponto de venda e consumo de drogas.

A parlamentar apresentou e conseguiu a aprovação de uma indicação que será enviada à Prefeitura Municipal onde pede a revitalização do local, um dos pontos mais tradicionais do município.

“Aquela praça foi construída anos atrás, e tornou-se um patrimônio histórico. Vale lembrar que em frente esta praça é comemorado um dos maiores eventos de nossa cidade - os Festejos de São Pedro - antigamente era um local bastante frequentado - ponto de encontro de várias gerações -, hoje quem frequenta são os traficantes”, comentou a vereadora, que também ressaltou a importância da Polícia Militar realizar rondas no local.

De acordo com a peemedebista, a praça necessita de banheiros públicos, manutenção no calçamento, iluminação, serviço de jardinagem e limpeza, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, bancos, equipamentos para atividades físicas e parque infantil. “Com a revitalização, a praça voltará a ser um dos cartões postais da cidade”, garantiu a integrante do legislativo pedroafonsino.

“Lembro que o lazer é extremamente importante tanto para a saúde quanto para o desenvolvimento e convívio social das pessoas. As praças e outros equipamentos são os poucos lugares públicos e gratuitos que os pais têm para levar seus filhos”, lembrou Sirlene.

Ao comentar a matéria, a vereadora Irene do Sindicato (PDT), da base de apoio da administração municipal, informou que recentemente foi procurada pela mãe de um jovem que estaria usando o local para comprar e consumir drogas. “Lá onde está a praça é um setor esquecido e não tem nenhum tipo de lazer”, afirmou.

Já o vereador Sipriano (PMDB), também governista, lembrou que a praça fica em frente à igreja onde estão guardados os restos mortais do fundador de Pedro Afonso, Frei Rafael de Taggia, e precisa ser preservado. “Nossa história nasceu ali. A igreja é o maior patrimônio cultural da cidade”, disse. Ainda segundo o parlamentar, “certamente o prefeito vai atender a indicação da vereadora”.

"O local realmente está abandonado", comentou a presidente da Casa de Leis, Lili Benício (PSD). "Hoje a realidade é diferente de quanto era criança e brincava na Praça da Matriz. Ali era lugar de diversão e não de uso de drogas", completou Salim Bucar (SD).

O vereador Toinho (PTB) afirmou elogiou a iniciativa de Sirleide do Movimento e também enfatizou que a praça precisa ser revitalizada. 

Sem recursos para obras
Em entrevista ao CNN, o prefeito Jairo Mariano (PDT) informou que no momento o Governo Municipal não dispõe de recursos próprios para fazer a revitalização da Praça da Matriz, e que pretende buscar ajuda financeira do Governo Federal. Ainda segundo o gestor, o espaço público passa por manutenção constante com troca de lâmpadas e corte de grama.

Sobre uma emenda parlamentar no valor de R$ 487 mil apresentada, em 2013, pelo deputado Ângelo Agnolim, dentro do Orçamento Federal, que seria destinada para construção de uma orla e revitalização da Praça da Igreja Matriz, o prefeito disse que o recurso teve que ser remanejado para a reforma da quadra de esportes do distrito de Porto Real e a construção de uma quadra esportiva no Setor Canavieiras, próximo ao Setor Portelinha.

Segundo o gestor, a mudança foi necessária porque para a realização de obras na Praça da Matriz, localizada às margens do Rio Tocantins, seria necessário o licenciamento ambiental junto ao Ibama, o que levaria muito tempo, com risco de o Município ter que devolver ao Governo Federal o recurso financeiro devido haver prazos exigidos em lei para início das obras.

“Para não perdermos o recurso, mudamos o objeto”, disse Jairo Mariano, explicando que as obras das duas praças foram licitadas e aguardam apenas a autorização da Caixa Econômica Federal, responsável pelo repasse dos recursos, para serem iniciadas.

PM vai reforçar patrulhamento
Ouvido pela reportagem do CNN, o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, major Miranda, afirmou que frequentemente são feitas patrulhas na área da Praça da Matriz, inclusive com abordagens e detenções de usuários. Mesmo assim, o militar assegurou que o policiamento será intensificado no loca. “Não é possível a PM estar em todos os locais ao mesmo tempo. Por isso, é importante a ajuda da população que pode ligar e denunciar caso veja algo suspeito”, disse Miranda.
 

VEJA TAMBÉM: