TECNOLOGIA NO CAMPO

Jornada Tecnológica reúne 300 pessoas e demonstra experiências com novas sementes

25/02/2015 19h13 - Atualizado em 25/02/2015 21h41
Jornada Tecnológica reúne 300 pessoas e demonstra experiências com novas sementes
Ascom Coapa

Jornada Tecnológica reúne 300 pessoas e leva conhecimento para produtores de soja da região de Pedro Afonso

Trezentas pessoas, a maioria produtores de soja e profissionais ligados ao setor agrícola, participaram da V Jornada Técnica da Pedro Afonso e Região, realizada nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, na Fazenda Uruçu, em Pedro Afonso (TO).

O evento técnico foi uma iniciativa da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins em parceria com 12 empresas do ramo do agropecuário.

O objetivo foi demonstrar o desenvolvimento de 25 variedades de soja cultivadas em um campo experimental de 22 hectares.

Ao longo da Jornada, grupos de até 20 pessoas percorreram um trecho de 250 metros, onde técnicos da Coapa e de empresas dos ramos de pesquisa e comercialização de grãos prestaram informações sobre o ciclo produtivo das variedades, manejo correto, resistência a pragas e expectativas de produtividade das sementes.

Ainda durante o percurso, os participantes conheceram novas tecnologias voltadas ao produtor rural e conferiram uma exposição de máquinas (trator, plantadeira e colheitadeira) de última geração.

Avaliação positiva
Produtor de grãos em Pedro Afonso há 18 anos e que nesta Safra 2014/2015 plantou 480 hectares de soja, Luciano Calegaro Nusso afirma que a V Jornada Tecnológica foi uma excelente oportunidade para o agricultor conhecer novas tecnologias, que aplicadas podem resultar em maior produtividade da lavoura e, consequentemente, mais ganhos financeiros.

Anfitrião do evento técnico, o proprietário da Fazenda Uruçu, Luiz Gilberto Ramos, comemorou o sucesso da Jornada e lembrou que a adoção de novas tecnologias, bem como a busca por novos conhecimentos por parte dos produtores, contribuíram para o aumento da produtividade de soja na região de Pedro Afonso.
Para o presidente da Aprosoja/TO – Associação dos Produtores de Soja do Tocantins, Rubem Ritter, eventos como o realizado em Pedro Afonso fortalecem a classe produtora de grãos.

“Foi uma excelente oportunidade para a prospecção de novos negócios”, avaliou o consultor técnico da Bayer Cropscience no Tocantins e em Goiás.

Já o superintendente de vendas da região Norte do Tocantins da Fertilizantes Tocantins, Alexandre Gabriel, ressaltou que a Jornada serviu para a empresa apresentar um portfólio de novos produtos voltados ao setor de produção de grãos. “Pudemos estreitar o contato com o produtor. Com certeza isso vai resultar em vendas”, comentou.
O presidente d Coapa, Ricardo Khouri, fez um balanço positivo da V Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região, ressaltou o papel da equipe da cooperativa na realização do evento e a participação das empresas parceiras. O dirigente cooperativista ainda destacou a expressiva participação dos sojicultores e demais membros da cadeia produtiva. “Já alguns anos não realizávamos uma jornada tecnológica, voltamos com toda garra. Cumprimos um de nossos objetivos que é levar conhecimento não só aos nossos cooperados, mas também aos demais produtores de nossa região. O produtor precisa de informação, assim produz mais e gasta menos”, pontuou Khouri.

Experimento
A implantação do campo experimental na Fazenda Uruçu foi coordenada pela equipe do Departamento Técnico da Coapa. A área foi cultivada em novembro de 2014. As variedades plantadas têm ciclos de 90 a 130 dias. A colheita está prevista para começar ainda neste mês e dever ser concluída até o final de março de 2015.

Ao final de todo o ciclo produtivo será divulgado um relatório técnico com os resultados alcançados, documento que será disponibilizado à classe produtora de soja.
Todas as variedades de sementes utilizadas são comerciais, sendo que oito são resistentes a lagartas. As cultivares foram cedidas pelas empresas Talismã, Seed Corp, Uniggel, Nidera, Monsanto, Pioneer e Agroest. Outras empresas também são parceiras no experimento, entre elas, a Bayer Cropscience, Fertilizantes Tocantins, Nortox, e Microquímica e John Deere.

 

VEJA TAMBÉM: