Cidades

CONSCIENTIZAÇÃO

Ciretran de Guaraí realiza blitz educativa alusiva à Campanha Maio Amarelo

09/05/2015 11h18 - Atualizado em 09/05/2015 11h20
Ciretran de Guaraí realiza blitz educativa alusiva à Campanha Maio Amarelo
Divulgação

O Detran-TO aderindo à campanha mundial “Maio Amarelo, Atenção pela Vida” está empregando efetivo administrativo e operacional de todas as unidades do órgão, para o movimento de mobilização e conscientização que resulte na redução de acidentes e propicie um trânsito seguro em qualquer situação.

Desta forma, a Circunscrição Regional de Trânsito de Guaraí (Ciretran) em parceria com agentes de trânsito do Detran, Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na manhã desta sexta-feira, 8, uma blitz educativa na Avenida Bernardo Sayão. A ação contou com adesivaço em cerca de 200 veículos, bem como a distribuição de cartazes e material informativo.

Para o coordenador da Ciretran, Francisco Carvalho Brito, a operação foi um sucesso. “Essa foi nossa primeira ação em prol do Maio Amarelo. A semana que vem vamos promover outra, e com isso, vamos conscientizando os condutores para a educação no trânsito”, disse.

Conforme o gerente de Educação para o Trânsito do Detran, Vinícius Parrião, o órgão está colocando o tema trânsito como pauta diária durante todo o mês de maio, provocando, assim, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades através de ações coordenadas de reflexão sobre um dos temas mais debatidos e que mais preocupa o país: as conseqüências e a redução dos acidentes de trânsito.

O Detran tem a responsabilidade de realização das ações propostas, conforme a Lei nº 9.503/97, artigo 74, que dispõe que “a educação para o trânsito é um direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.

Maio Amarelo

Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.

Também é em maio, e realizada desde 2013, a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, também chamada de Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima fatal do trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.

O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção. A escolha do laço como símbolo das ações tem como meta mostrar à sociedade que os acidentes de trânsito deve ser tratado como uma epidemia que para ser erradicada depende da mobilização de toda a comunidade.

Os organizadores elucidam que o Maio Amarelo não é uma campanha, mas sim, uma ação, um movimento do qual participam toda a sociedade organizada, toda empresa, ONG, entidade, associação, instituição, num mês em que se promovem ações de conscientização e, principalmente, debates em torno do trânsito seguro que se estenderão ao longo de todo o ano.

Para mais informações sobre o Movimento Maio Amarelo acesse o site www.maioamarelo.com.br.
Atenciosamente,

Tópicos

VEJA TAMBÉM: