Educação e Cultura

EDUCAÇÃO BÁSICA

Sindicato reclama de situação do transporte escolar; Prefeitura de Pedro Afonso diz não haver prejuízos para alunos

12/03/2015 17h35 - Atualizado em 12/03/2015 17h41
Sindicato reclama de situação do transporte escolar; Prefeitura de Pedro Afonso diz não haver prejuízos para alunos
Ilustração

João Paulo Bueno e Fred Alves

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Município de Pedro Afonso (SISEMPA) enviou texto ao CNN onde aponta problemas no transporte escolar de estudantes da educação básica de Pedro Afonso. Segundo Núcya Tavares Queiroz, não é só ela e o sindicato que veem com insatisfação a situação.

“O problema é o seguinte: os alunos que necessitam do transporte escolar estão sendo deixados aproximadamente a 500 metros longe de suas casas, tomando chuva nas costas inutilizando seu material escolar, sem contar com o constrangimento e perigo de caminhar pelas estradas cheias de mato, com risco de cobra e o próprio cansaço”, comentou.

O sindicato relatou que as reclamações quanto às falhas já foram apresentadas à Secretaria Municipal de Educação e ainda não houve a solução para a questão, gerando a insatisfação do sindicato, dos pais e funcionários. “Esta situação está causando um retrocesso na vida escolar dos alunos que, por lei tem o direito de se locomoverem com segurança tanto na ida com na volta para casa”, comentou Núcya.

A presidente do sindicato lembrou que o transporte escolar deve deixar os estudantes da educação básica mais próximos de suas casas, mesmo o transporte tendo de atender os estudantes universitários de Pedro Afonso. Segundo ela, os ônibus estariam poupando tempo ao desembarcarem os estudantes para conseguir transportar os universitários.

“O caso é mais revoltante pelo fato que, ao deixar o alunado da educação básica bem próximo de casa, o percurso causaria atraso para atender as necessidades de alunos que estudam no Guaraí cursando a faculdade, sendo que o ensino superior não é prioridade do município, mas sim a educação básica”, exclamou a presidente.

A insatisfação quanto à situação do transporte estaria motivando uma denúncia contra a Prefeitura de Pedro Afonso na Promotoria de Justiça. Conforme Núcya Tavares Queiroz, alguns pais pretendem denunciar a prefeitura indicam negligência na prestação de serviços públicos.

“Hoje, pais de alunos que não suportam mais a situação afirmaram que vão à promotoria registrar uma denúncia contra a prefeitura, titulando todo o problema como uma falta de responsabilidade por parte da prefeitura que negligencia qualidade e prioridade na parte que lhe cabe, que é a educação básica”, finalizou a presidente do Sisempa.

Prefeitura diz ter dialogado com famílias

Em nota enviada ao CNN, a Prefeitura Municipal de Pedro Afonso esclarece que dialogou com todas as famílias que precisaram trocar seus filhos de horário de aulas, ou então ir buscá-los em outros pontos, nenhum deles mais que 500 metros, devido a otimização do tempo para atendimento aos universitários e que isso não gerou nenhuma insatisfação”. Ainda conforme a gestão municipal, “propiciar o transporte de universitários, eleva o município em todos os aspectos de desenvolvimento”.

“Enfatizamos que enviamos para a Faculdade de Guaraí, diariamente, 5 ônibus de estudantes no período noturno, horário vago do transporte da educação básica, conforme autorizam as normativas do FNDE”, informa o governo municipal ao final da nota.

 

VEJA TAMBÉM: