João Paulo Bueno
Ao que parece os estudantes e funcionários da Escola Municipal Sousa Aguiar não estariam conseguindo beber água com a segurança de que ela esteja em condições para consumo. Fotos enviadas ao CNN mostram um bebedouro sendo abastecido com água que passa por uma mangueira de jardim e outro equipamento está consumindo energia elétrica sem estar ligado na rede de água.
O autor da fotos, feitas na última semana, pediu para não ser identificado.
No momento do flagrante das condições dos equipamentos, um dos bebedouros está sendo abastecido com água vindo de uma mangueira de jardim ligada à rede hidráulica da escola. Não há confirmação de que essa água estava passando por filtragem. Na foto, vê-se que a água vinha de uma torneira comum.
Enquanto um equipamento está sendo abastecido de forma irregular, outro bebedouro está ligado na energia elétrica, acumulando gelo nos filtros e não recebendo água para consumo dos frequentadores da escola. Na imagem, uma grossa camada de gelo acumulava no equipamento que poderia ser danificado com esse mau uso dele.
“Devido ao calor, a água não gela nos dois bebedouros. As crianças também abrem a parte superior e colocam o copo para pegar água. Muitas vez corremos para evitar acidentes. A agua é fraca e demora a subir para o bebedouro. Nem a água do professor é filtrada. Vem direto da torneira”, comentou uma servidora da escola que optou pelo anonimato.
Secretaria diz que bebedouro passa por manutenção, mas a água é filtrada
Em resposta ao CNN, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes informou por meio de nota que o bebedouro da Escola Municipal Sousa Aguiar está passando por manutenção, porém a água fornecida aos alunos é filtrada e tem qualidade garantida.
“O bebedouro possui dois filtros, sendo que um estragou e estamos aguardando a chegada, pois o mesmo já foi encomendado por um fornecedor, devido a não encontrarmos no comercio local. Entretanto, o técnico que esta realizando o conserto nos garantiu que um só filtro não atrapalha a qualidade da filtração da água”, comentou a administração sobre as condições dos equipamentos.
Ainda segundo a Secretaria da Educação, a mangueira vista na fotografia foi utilizada durante os trabalhos de recuperação do equipamento e removida, logo após, a conclusão do serviço.
Falta de limpeza
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes Sobre também assegurou que a limpeza da unidade escolar vem sendo feita regularmente. “Melhorias serão adotadas visando melhorar a atuação dos auxiliares de serviços gerais no desempenho de suas funções”, garantiu a administração por meio de nota oficial.
Nota de Esclarecimento
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes informa que o bebedouro da Escola Municipal Sousa Aguiar está passando por manutenção, porém a água fornecida aos alunos é filtrada e tem qualidade garantida. A mangueira vista na fotografia foi utilizada durante os trabalhos de recuperação do equipamento.
O bebedouro possui dois filtros, sendo que um estragou e estamos aguardando a chegada, pois o mesmo já foi encomendado por um fornecedor, devido a não encontrarmos no comercio local. Entretanto, o técnico que esta realizando o conserto nos garantiu que um só filtro não atrapalha a qualidade da filtração da água.
A Secretaria também esclarece que a limpeza nas dependências da instituição de ensino vem sendo feita regularmente e que melhorias serão adotadas visando melhorar a atuação dos auxiliares de serviços gerais no desempenho de suas funções.
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Pedro Afonso.