Cidades

CUMPRINDO O CTB

Fiscalização de trânsito em novas vias sinalizadas de Pedro Afonso começa dia 30 de maio

28/04/2015 21h15 - Atualizado em 29/04/2015 10h52
Fiscalização de trânsito em novas vias sinalizadas de Pedro Afonso começa dia 30 de maio
Fred Alves

Fred Alves

A partir do próximo dia 30 de maio, os motoristas que não obedecerem a sinalização de trânsito nas vias de Pedro Afonso que sofreram alterações, principalmente com a adoção da mão única, serão autuados conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A data foi estabelecida durante reunião na manhã desta quarta-feira, 22 de abril, na Prefeitura de Pedro Afonso, com a presença de representantes do Executivo Municipal, Polícia Militar, Detran-TO e Câmara de Vereadores.

O trabalho de fiscalização será feito inicialmente pela Polícia Militar. Depois de serem capacitados, o que deve ocorrer em breve, quatro fiscais de trânsito do Detran-TO também vão atuar.

Na ocasião também foi definido que a partir da próxima semana será iniciada uma ampla campanha de conscientização de motoristas e pedestres. O trabalho contará com divulgação de material publicitário em veículos de comunicação, blitz em ruas e avenidas, atividades nas escolas e reuniões com empresas de transporte.

Ainda foi discutida a necessidade de se corrigir falhas no projeto de sinalização, sobretudo no que diz respeito a colocação de placas indicando a velocidade máxima de até 60 km em locais inadequados.

Por sugestão dos representantes da Polícia Militar, a administração municipal vai editar um decreto onde aponta as vias que sofreram modificações em seus trajetos.
Durante a reunião, o prefeito Jairo Mariano (PDT) informou que algumas ruas asfaltadas recentemente serão contempladas na segunda fase do projeto, mas assegurou que a Rua da Liberdade, uma das vias onde mais há registros de acidentes, também será sinalizada na primeira fase. Ainda segundo o gestor, a sinalização horizontal ficara pronta em 30 dias, já a vertical será iniciada após o fim do período chuvoso.

Entenda
A implantação de sinalização de trânsito em ruas e avenidas de Pedro Afonso foi iniciada no último dia 23 de março. Segundo a prefeitura, o projeto prevê uma completa sinalização vertical e horizontal, que atinge a maioria dos setores da cidade, além da adoção de sentido único em vias públicas de tráfego intenso, visando facilitar o fluxo de veículos.

A etapa inicial é a implantação da sinalização vertical, com a instalação de cerca de 300 placas. As vias públicas estão recebendo placas, como por exemplo, de parada obrigatória, velocidade máxima, sentido proibido, passagem de pedestre e área estudantil.

A sinalização horizontal consiste na pintura, com tinta apropriada, de faixas de pedestre e de interseção seccionadas e contínuas, antes de cruzamentos e quebra-molas, além de faixas pontilhadas e implantação de depressões na pista, os chamados sonorizadores. A administração municipal informou que a execução desta etapa do projeto tem previsão para se estender por cerca de 90 dias, pois depende de condições climáticas favoráveis.

O projeto também prevê alterações voltadas a desafogar o tráfego na região central da cidade. A Avenida João Damasceno de Sá terá sentido único na direção bairro-centro, enquanto a Rua Guimarães Natal terá mão única do centro para a praia. A Rua Balduíno Pereira da Costa terá sentido único da João Damasceno de Sá até a Benjamin Constant, ao lado do Centro Comercial Carlos Cardoso (Pop Shopping). A implantação do projeto exigirá um investimento total de R$ 160 mil, provenientes de recursos próprios da Prefeitura.

 

VEJA TAMBÉM: