Na noite dessa terça-feira, 24 de março, a Fundação Bunge entregou o “Estudo da Cultura, Memória e Patrimônio do Delta do Tocantins”, em cerimônia realizada no Auditório do 3º Batalhão de Polícia Militar, em Pedro Afonso.
O Estudo, que foi desenvolvido pelos programas Centro de Memória Bunge e Comunidade Integrada, ambos da Fundação Bunge, em parceria com as prefeituras de Bom Jesus do Tocantins, Pedro Afonso e Tupirama, municípios da região conhecida como Delta do Tocantins, tem como objetivo identificar os bens culturais que compõem o patrimônio cultural da região, traçar um diagnóstico sobre o estado desses bens e propor medidas para o reconhecimento e a valorização desse patrimônio.
Iniciado em 2012, a partir da realização de um workshop das Jornadas Culturais Bunge em Pedro Afonso, o projeto identificou ao menos cinco formas de patrimônio cultural: Formas de expressão; Modos de criar, fazer e viver; Criações científicas, artísticas e tecnológicas; Obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; Conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
A Fundação Bunge, que desde 2010 desenvolve na região o Comunidade Integrada, programa de desenvolvimento territorial sustentável, identificou nesta ação do Estudo do Delta do Tocantins uma oportunidade também de diversificar, de maneira sustentável, as fontes de recursos da região. Para isso, as comunidades locais foram envolvidas desde o início, estabelecendo com elas um diálogo próximo e promovendo a autonomia dos agentes locais para que, no futuro, possam dar continuidade ao projeto, garantindo padrões às ações na área de Cultura, Memória e Patrimônio.
Além da entrega do estudo com diagnóstico e recomendações, a Fundação Bunge planeja ainda, para o segundo semestre, desenvolver a identificação visual do roteiro turístico cultural do Delta do Tocantins e um material sobre os bens culturais levantados para inserção nos websites das Prefeituras e organizações culturais e artísticas dos três municípios.
Sobre a Fundação Bunge
A Fundação Bunge foi criada em 1955 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social do grupo Bunge no Brasil. Esse trabalho evoluiu ao longo do tempo para abranger também ações voltadas para a Sustentabilidade. A Fundação Bunge acredita que compartilhar conhecimento, disseminar a inovação e formar pessoas conscientes de que são as responsáveis pelas transformações que desejam é a forma de garantir no presente a construção de uma sociedade sustentável no futuro.
As iniciativas da Fundação Bunge dividem-se em três pilares de atuação: Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável (Prêmio Fundação Bunge); Socioambiental (Semear Leitores e Comunidade Integrada) e Preservação da Memória (Centro de Memória Bunge). (Da Assessoria)