Fred Alves
Provavelmente para muitos que foram ao Ginásio de Esportes Ademar Amorim assistir a 1ª Taça Pedro Afonso de Vôlei Masculino, o que chamou atenção em um dos atletas da AABB Palmas foi apenas o tamanho. Com 1,95m, Tomaz Aldazabal era um dos mais altos da competição. Tirando esse detalhe, o atleta era um “ilustre desconhecido”.
Um engano. Tomaz Aldazabal, 38 anos, é remanescente da vitoriosa equipe de Cuba campeã da Liga Mundial de Vôlei em 1998 e considerado um dos grandes opostos da ilha caribenha.
O atleta começou a jogar em 1989 e quatro anos depois já estava servindo a seleção de Cuba, onde ficou até 1998.
Em entrevista ao CNN, Tomaz Aldazabal contou ter se mudado para Palmas em 2003, quando já não jogava profissionalmente. Na capital foi convidado para “brincar” em um clube da cidade onde fez amigos, motivação para continuar jogando vôlei.
Sobre o torneio em Pedro Afonso, o campeão mundial destacou o equilíbrio entre as equipes e a organização. “Os jogos foram parelhos e bem disputados. Gostei da competição”, disse Tomaz Aldazabal, que em seguida pediu licença para sair, pois embarcaria de volta para Palmas, onde vive com a esposa também jogadora vôlei.