Educação e Cultura

INTEGRAÇÃO

Mais Educação é ampliado nas escolas municipais em Pedro Afonso

08/04/2015 15h23 - Atualizado em 09/04/2015 12h07
Mais Educação é ampliado nas escolas municipais em Pedro Afonso
Divulgação

O Programa Mais Educação, do governo federal, que amplia as atividades escolares em instituições públicas, será expandido na rede municipal de ensino em Pedro Afonso.

A iniciativa já em funcionamento na Escola Municipal Sousa Aguiar, com 50 vagas, recebeu mais 500 para a Escola Municipal Jandevam.

Segundo a coordenadora do programa Mais Educação em Pedro Afonso, Jucileide Bezerra, o programa tem a finalidade de diminuir a defasagem idade/série, a evasão escolar e a indisciplina, bem como aumentar a autoestima, além de promover uma maior integração entre alunos, escola e comunidade.

"Trata-se de uma ação voltada à diminuição das desigualdades educacionais e sociais, visando contribuir para a integração dos alunos na sociedade", disse.

As atividades acontecem sempre em turno oposto ao horário escolar normal, com três horas diárias. Neste período, os alunos participam de aulas de orientação à leitura, pintura, jardinagem e futebol. Nas aulas de orientação à leitura são reforçados os estudos, principalmente, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

De acordo com a coordenadora do programa, a ação é uma alternativa para através dos estudos minimizar os problemas educacionais e sociais. “É uma iniciativa para retirar alunos das ruas, estimular o aprendizado e consequentemente aumentar o desempenho em sala de aula, além de ampliar os laços entre todos os participantes do processo ensino/aprendizagem”, explicou.

O programa Mais Educação integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do governo federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.

As vagas são destinadas a alunos provenientes de grupos familiares inscritos no Bolsa Família e a frequência dos alunos na atividade é obrigatória para o recebimento do benefício. Na rede pública de ensino municipal de Pedro Afonso, participam da iniciativa alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

O programa, desenvolvido pelo Ministério da Educação, com o apoio de outros cinco ministérios, tem execução em nível municipal coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

Cerca de 500 alunos recebem cadernos de apoio à aprendizagem em Pedro Afonso

Alunos receberam Cadernos de Apoio à Aprendizagem
Cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino receberam Cadernos de Apoio à Aprendizagem em Pedro Afonso.Os materiais foram entregues a estudantes de 4º e 5 º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais Sousa Aguiar e Jandevam.

A distribuição dos cadernos, uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Semece), tem a finalidade oferecer aos professores suporte no ensino das disciplinas e aos alunos conteúdos necessários ao reforço da aprendizagem.

De acordo com a supervisora pedagógica, Adriane Pereira de Brito, os cadernos têm um enfoque direcionado a suprir as necessidades locais e buscar uma qualificação do ensino. “A iniciativa visa alavancar a aprendizagem de uma forma geral e, também, preparar os alunos para a Prova Brasil”, explicou.

Os cadernos abordam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e trazem exemplos de questões baseadas nos principais sistemas de avaliações do país. Os materiais tratam de temas ligados à leitura, à interpretação e à escrita, além de conteúdos de reforço ao ensino das quatro operações matemáticas. (Da Assessoria)

VEJA TAMBÉM: