Esporte CN

INVASÃO

Copa Portal 2015 tem 33 jogadores "estrangeiros"

28/04/2015 12h00 - Atualizado em 05/05/2015 17h31
Copa Portal 2015 tem 33 jogadores
Arquivo CNN

Fred Alves

Conhecida por revelar craques de Pedro Afonso e ser uma das melhores competições do futsal tocantinense, a Copa Portal na sua terceira edição atrai muitos atletas de outras cidades, os chamados “estrangeiros”.

Segundo a Liga Esportiva de Pedro Afonso (LEPA), 33 dos 130 atletas inscritos na competição são de outros municípios. Guaraí, com 11 jogadores, lidera a lista, seguido de Palmas, Colinas do Tocantins, Santa Maria do Tocantins e Barrolândia, cada um com quatro jogadores. Depois vem Colméia, com três atletas. Já as cidades de Presidente Kennedy, Tocantinía e Paraiso do Tocantins cederam um atleta, cada.

O atual campeão XV de Julho foi o time que mais investiu em contratações. Sete dos 14 atletas inscritos vieram de outros municípios, sendo seis de Guaraí e um de Presidente Kennedy.

Segundo o presidente da equipe, Waldison Xavier Machado, após ser campeão em 2014 o time sofreu um desmanche e precisou ser reformulado. “A maioria de nossos atletas foi para outros times. Por isso, tivemos que buscar reforços para ter condições de competir de igual para igual com as equipes mais fortes. Apostamos em atletas experientes de Guaraí que já disputaram a Liga Estadual de Futsal”, explicou. Sem revelar valores, por uma questão estratégica, o dirigente calcula que até o final da competição serão gastos mais de R$ 1.500,00 para manter os contratados que ganham por partida disputada.

Waldison Xavier afirma ter a preocupação de contar com atletas pedroafonsinos na equipe, mas considera positiva a presença de “estrangeiros” na competição. “A vinda desses atletas melhora o nível técnico do torneio e eles gostam de jogar aqui. A Copa Portal é um minicampeonato estadual”, comentou.

Atual líder da competição, o Furacão Futebol Clube conta com três atletas de Palmas no seu elenco. Dois deles estão no time desde a estreia no ano passado. Para o presidente da equipe, Alessandro Porto, a vinda de jogadores ajuda a melhorar o nível da competição. Ele avalia que caso as equipes só tivessem jogadores de Pedro Afonso, “apenas uma ou duas equipes seriam fortes”. “Para o Furacão os atletas que contratamos ajudam nas partes tática e individual, pois hoje temos praticamente três equipes para trocar durante as partidas e com o mesmo nível”, explicou o dirigente.

Aposta nos “pratas da casa”
Das dez equipes que lutam pelo título de campeão da Copa Portal 2015, apenas Tupirama não “importou” jogadores. O técnico Rosi Alves ressaltou que a ideia foi apostar nos chamados “pratas da casa”. “Ano passado eram duas equipes de Tupirama disputando a competição. Resolvemos juntá-las e fazer uma espécie de seleção da cidade”, explicou.

O dirigente acredita que a participação de jogadores de outras cidades contribui para melhorar a qualidade técnica do torneio, mas critica a quantidade excessiva de atletas de fora. “Acho que deveria ter uma cota máxima de jogadores, talvez três por equipe”, opinou.

O presidente da LEPA, Filho Tranqueira, disse que a entidade estuda limitar o número de atletas de outras cidades para o campeonato de 2016. Para ele, a presença de tantos “estrangeiros” se deve ao nível do torneio, que chama atenção pela competitividade, premiação e a grande participação do público. “Os jogadores comentam que o campeonato de Pedro Afonso é o melhor do Estado”, revelou.

Filho Tranqueira ainda afirmou que 80 % dos atletas de outras cidades ganham simplesmente uma ajuda de custo para alimentação e combustível, mas segundo ele, há casos de jogadores que recebem gratificações em dinheiro. “Mas não é nada tão exorbitante, o importante é que os dirigentes estão buscando parcerias para custear as despesas no setor privado”, concluiu.
 

VEJA TAMBÉM: