Presidida pela deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Luana Ribeiro (PR), a Assembleia Legislativa realizou na manhã desta terça-feira, dia 7, sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado dia 7 de abril.
Em seu pronunciamento, a deputada Luana Ribeiro falou das dificuldades e das lutas da profissão, a exemplo da busca por melhores salários e pelo reconhecimento do diploma. Ela também se uniu à categoria na expectativa da votação da PEC do Diploma, nesta terça-feira, no Congresso Nacional. "A Federação Nacional dos Jornalistas se prepara para o ato pela aprovação do diploma, hoje é um dia de protesto e devemos respeitar a mobilização. Sabemos que há muitos profissionais que exercem a profissão há anos e estão moldados positivamente pelo mercado. Também sabemos que o mercado se autorregula, separando os bons dos maus profissionais. Mas apesar de não obrigatório, o diploma é desejável, pois é ele que dá a base para o exercício da profissão”, disse. Luana também destacou a admiração e respeito que tem pelos jornalistas. “O Jornalismo é uma das poucas profissões exercidas com paixão, uma escolha corajosa que é representar a voz da sociedade. Daí o meu reconhecimento a esses profissionais que fazem a diferença, principalmente em um estado jovem como o Tocantins, onde muitos registram e fazem parte da História”, ressaltou. Instituída pela então deputada Solange Duailibe, a sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista é uma das sessões permanentes da Casa.
Homenageados
Foram homenageados os jornalistas Alberto Rocha, de Araguaína, Socorro Loureiro, de Palmas, Fred Alves, de Pedro Afonso, Paulo Albuquerque, de Gurupi, e o repórter cinematográfico Sidney Madalena, indicados por meio de votação do Sindjor. Outros profissionais homenageados por indicação desta Casa de Leis foram os jornalistas Sidnei Neto, Roberta Tum e Marcelo Almeida de Deus, e o apresentador de Araguaína, Vanderlan Gomes. Além de amigos e familiares dos homenageados, o evento também reuniu profissionais de Comunicação de todo o Estado.
Participaram da sessão, a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor), Socorro Loureiro, o vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Luiz Pires, a presidente da Abrajet Tocantins, Luzinete Bispo, do representante da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) no Tocantins, Júnior Veras, o secretário estadual de comunicação, Rogério Silva, que no ato representou o governador Marcelo Miranda (PMDB), e o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, Sebastião Vieira de Mello e profissionais de todo o Tocantins.
Sindjor
Ao destacar a relevância da divulgação das ações parlamentares, a presidente do Sindjor, Socorro Loureiro, agradeceu o reconhecimento ao trabalho da categoria. Ela enfatizou que a entidade sindical tem defendido o profissional com a solicitação de criação dos cargos de jornalista nos gabinetes, a recriação de cargos de assessor de comunicação nos quadros do Poder Executivo, além da criação de novas vagas no Tribunal de Justiça e na Câmara de Vereadores de Palmas e demais cidades. A presidente do Sindjor também comentou que o Parlamento tem sido importante aliado nas causas trabalhistas ao apoiar suas reivindicações. A adequação e a alteração de lei, em fase de segunda votação nesta Casa, para a construção da sede própria do sindicato e o projeto habitacional para jornalistas foram uma das conquistas mencionadas por ela.
Todos os homenageados usaram a tribuna para agradecer a honraria. (Maisa Medeiros/Ascom Assembleia)