Política

EM NOTA

Presidente da Câmara de Pedro Afonso justifica recusa em ceder carro oficial ao HRPA

27/03/2015 15h35 - Atualizado em 27/03/2015 15h08
Presidente da Câmara de Pedro Afonso justifica recusa em ceder carro oficial ao HRPA
Veículo da Câmara Municipal de Pedro Afonso

Fred Alves

A presidente da Câmara Municipal de Pedro Afonso, Lili Benício (PSD), enviou nota ao CNN, no início da tarde desta terça-feira, 23 de março, onde dá sua versão sobre o caso envolvendo a solicitação do veículo do legislativo municipal por parte da diretoria do Hospital Regional de Pedro Afonso, para transportar um rapaz que deslocou o ombro enquanto praticava esportes nessa segunda-feira, 22.

Na ocasião, conforme publicação no Facebook feita pela agente comunitária de saúde Mônica Lourenço, não havia ambulâncias disponíveis em Pedro Afonso, já que tanto as ambulâncias do HRPA como as da Secretaria Municipal de Saúde e a de municípios vizinhos estariam sendo usadas para o transporte de outros pacientes. Ainda segundo a publicação, como não havia ambulâncias foi solicitado o veículo da Câmara Municipal de Pedro Afonso, mas chave estava em posse de uma funcionária da Casa de Leis, que teria ido para Guaraí, impossibilitando a utilização do carro oficial.

Conforme o post, o paciente foi transportado para Palmas em outro veículo.

Na nota, Lili Benício explicou que mesmo com a chave disponível não seria possível ceder o veículo, pois segundo ela, existe uma Instrução Normativa da Câmara de Pedro Afonso determinando que o carro só pode ser usado para atividades administrativas, previamente agendadas. “Além disso, como se tratava do transporte de um paciente com problema no ombro, acreditamos que o transporte em veículo inadequado poderia até mesmo complicar o estado de saúde do paciente”, justificou a vereadora.

Sobre o fato de a chave do carro oficial não permanecer na sede da Câmara Municipal, a presidente informou que foi um caso isolado e disse ter determinado que a chave permaneça sempre na sede da Câmara Municipal.

Confira a íntegra da nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Sobre à solicitação feita na noite dessa segunda-feira, 23 de março de 2015, pela diretora do Hospital Regional de Pedro Afonso à presidente da Câmara Municipal, Lili Pereira Benicio dos Santos, da cessão do veículo da Câmara para atender a uma demanda do Hospital, pois não havia nenhum veículo disponível para deslocar um paciente até Palmas, esclarecemos o seguinte:
1 - A presidente gostaria muito de atender ao pedido, mas não foi possível, pois há uma Instrução Normativa da Câmara que ainda não está em vigor, mas de acordo com o Tribunal de Contas do Estado o veículo é de uso exclusivo para atividades administrativas, previamente agendadas.
2 - Além disso, como se tratava do transporte de um paciente com problema no ombro, acreditamos que o transporte em veículo inadequado poderia até mesmo complicar o estado de saúde do paciente.
3 – Informamos que devido a presidente Lili Benício estar ausente por motivo de viagem, a chave do veículo estava com uma funcionária que por descuido a levou consigo para Guaraí, onde faz faculdade. Foi um caso isolado. Em relação a isso, esclarecemos que foi determinado que a chave do veículo permaneça sempre na sede da Câmara Municipal, onde também se encontra em local adequando o veículo oficial do legislativo.
4 – Por último, informamos que a Câmara Municipal está sempre pronta a atende as demais de órgãos públicos e, sobretudo da comunidade, desde que haja amparo legal.
Pedro Afonso, 24 de março de 2015.
Câmara Municipal de Pedro Afonso.
 

VEJA TAMBÉM: