Cerca de 150 alunos assistiram, na manhã dessa quarta-feira, 8, à apresentação do Projeto Caravana Lendas do Tocantins na Escola Municipal Sousa Aguiar, em Pedro Afonso. Por meio do espetáculo, os estudantes de turmas de 1º a 5º anos conheceram manifestações culturais tocantinenses, foram despertados à leitura e aprenderam sobre conservação ambiental.
Os alunos assistiram à apresentação encenada pela escritora Irma Galhardo, que conta histórias em poesia e prosa com inspiração no folclore tocantinense e amazônico. A maioria desses temas presentes nos livros escritos pela autora, como Pai da Mata, Pirarucu Encantado, A Boiúna e Mãe Lua. Irma também ministrou oficina sobre produção de cordel, conscientizou sobre a importância da leitura e ensinou práticas sobre reaproveitamento de materiais - garrafas e papel - , que seriam descartados no lixo.
A estudante Daliele Campos Vieira, 9 anos, achou o espetáculo encantador. “As histórias são muito boas, gostei muito. Além disso é bom sair da rotina da sala de aula, com uma apresentação animada”, disse. Já a coordenadora da escola, Nilva Ribeiro Ferreira, comentou que a atividade foi muito bem aceita pelos alunos. “Eles ficaram em completo silêncio, somente saíram de seus lugares quando foram convidados a interagir com bonecos que compunham o cenário,” afirmou.
O projeto, patrocinado pelo Ministério da Cultura (Minc), já percorreu 27 cidades no Tocantins desde novembro de 2014. As apresentações prosseguem até o dia 25 de abril, em Lajeado, totalizando 32 municípios visitados. Um festival de música e poesia foi programado para marcar a conclusão da caravana, com presença de escritores tocantinenses e de outros estados.
Irma Galhardo é autora de cinco livros sobre cultura tocantinense. Com especialização em História da África e do Negro no Brasil, a escritora ministra oficinas de técnicas de narração de história para professores e já participou de diversos eventos literários, incluindo feiras no exterior. (Da Ascom. Pref. Pedro Afonso)