AGRICULTURA

Governo do Tocantins abre oficialmente a safra de grãos 2015 nesta sexta em Pedro Afonso

19/02/2015 18h53 - Atualizado em 19/02/2015 18h56
Governo do Tocantins abre oficialmente a safra de grãos 2015 nesta sexta em Pedro Afonso
Divulgação

A produção de grãos no Estado teve na última década um crescimento superior a 180% na área plantada e 240% na produção, o que evidencia o avanço tecnológico nas propriedades tocantinenses. Para alavancar ainda mais a agricultura, o Governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária realiza, será nesta sexta-feira, dia 20, na Fazenda Uruçu, município de Pedro Afonso, a abertura oficial da Colheita da Safra de Grãos 2015.

O evento contará com a presença do governador Marcelo Miranda, do secretário da Agricultura, Clemente Barros, presidente da Coapa, Ricardo Khouri, demais autoridades e dos agricultores da região. A abertura da safra acontece por ocasião da V Jornada Tecnológica, promovido pela Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, de Pedro Afonso, com objetivo de mostrar aos produtores as inovações e tecnologias para o plantio de grãos, em especial para a soja.

A abertura oficial será às 8 horas, e a cerimônia de lançamento da Safra, às 11 horas. Na programação constam ainda demonstrações do desenvolvimento de variedades de soja cultivadas, apresentação de novas tecnologias voltadas para o agricultor e exposição de máquinas agrícolas.

De acordo com o secretário Clemente Barros, a agricultura no Tocantins está em crescimento e apesar das chuvas não houve perdas na produção. Atualmente a área plantada com soja é de 1.125 mil hectares, com arroz 120 mil e 725 mil ha de milho. A expectativa é colher 3.500 mil toneladas dos grãos. O carro chefe é a soja, e a previsão é de produção de 2.245 mil toneladas.

Para o Secretário, esse desenvolvimento foi conseguido com a introdução de tecnologias, pensando na proteção do meio ambiente, sem a abertura de novas áreas, aproveitando apenas as pastagens degradadas. “Há que se destacar a produção de soja para sementes, com um plantio de dois milhões de hectares, no município de Lagoa da Confusão. São sementes de excelente qualidade que além do Tocantins já abastecem o mercado de Bahia, Maranhão e Piaui. Essa é a grande contribuição do Tocantins para o país”.

Área Central do Estado
Somente a área plantada de soja, esse ano, na região de Pedro Afonso, incluindo os municípios de Santa Maria, Tupirama e Bom Jesus, aumentou de 61 mil hectares para 69 mil hectares. E a produção do grão aumentou de 165 mil toneladas para 198 mil, um crescimento de 13% em relação à última safra. De acordo com Ricardo Khouri, presidente da Coapa, o desenvolvimento da soja na região central do Tocantins se deve, principalmente, ao investimento em logística e instalação de silos, o que permite armazenamento, escoamento e comercialização garantidos.

O plantio de soja na região de Pedro Afonso teve inicio na década de noventa. Atualmente 49 produtores de 12 municípios na região central produzem o grão. Em média a saca foi vendida a R$ 55,00, preço considerado competitivo. (Da Ascom Seagro)

VEJA TAMBÉM: