Fred Alves
Resgatar o valor cultural do Carnaval. Essa é a meta do Governo de Guaraí que anunciou oficialmente a programação da festa na tarde desta segunda-feira, 25 de janeiro, no auditório da Prefeitura.
Conforme o prefeito Francisco Júlio (PSDB) serão investidos R$ 120 mil no evento, sendo que 50% do valor é proveniente dos cofres municipais e o restante da iniciativa privada. A intenção e reunir 28 mil pessoas nos quatro dias de festa.
A folia acontece na Avenida Bernardo Sayhão, na altura da sede da Prefeitura de Guaraí. A estrutura será fechada, mas com entrada gratuita, e contará com tendas para bares, ambulantes, blocos e serviços de saúde, palco e banheiros químicos. A segurança será feita por uma empresa privada, que vai usar detectores de metais, e pelas Polícias Militar e Rodoviária Federal.
O secretário da Juventude, Esporte e Turismo, Saboia Neto, lembrou que o Carnaval além de ser uma das principais manifestações culturais brasileiras também gera renda para a comunidade. Segundo o gestor, Guaraí é uma referência para 17 cidades e precisa se tornar um polo turístico regional. “Vamos fazer uma festa que agrade a todos os públicos, teremos uma decoração e apresentações de marchinhas para lembrar os antigos carnavais”, explicou.
Blocos
Em 2015 sete blocos já anunciaram participação na festa de Carnaval: Os Canibais, Top Folia, Galera 10, Rola Jegue, Carnafolia, Porcos Soltos e Vem q Cola. Além deles também está confirmada a presença do Bloco da Melhor Idade.
Presidente do bloco Top Folia, Fabilino Lazarino disse ter gostado da programação. A agremiação vai participar de seu sétimo Carnaval e espera reunir 600 foliões, principalmente moradores de Guaraí e filhos da cidade que vivem em outros municípios.
Programação
Sábado – 14 fevereiro
Matinê
Di Levada
Domingo – 15 de fevereiro
Pixane
Segunda-feira – 16 de fevereiro
Kuarto de Empregada
Terça-feira – 17 de fevereiro
Mil Wolts