Fred Alves
Na sessão realizada na manhã desta terça-feira, 24 de fevereiro, na Câmara Municipal de Pedro Afonso, foram apreciadas três matérias.
A vereadora Sirleide do Movimento (PMDB) teve aprovadas, por unanimidade, duas indicações ao Poder Executivo Municipal. Na primeira, solicita a instalação de internet grátis nas praças pedroafonsinas. “Esse serviço já existe em vários municípios brasileiros. Essa iniciativa vai marcar uma nova relação entre o cidadão e os espaços públicos”, defendeu a vereadora.
Na outra propositura, Sirleide do Movimento sugere que o governo municipal conserte, reforme ou substitua os brinquedos da Praça Serapião, no centro da cidade. Segundo ela, os aparelhos sofreram com a ação do tempo e com a falta de manutenção, lembrando ainda que em 2013 já havia apresentado uma solicitação no mesmo sentido, e ano passado Lili Benício (PSD) tinha feito o mesmo pedido, mas ambas não foram atendidas. “Não houve atendimento e nem resposta. Espero que desta vez tenhamos retorno do prefeito”, ponderou.
Durante a sessão também foi aprovado requerimento de Lili Benício solicitando a relação dos funcionários municipais contratados. A presidente da Câmara Municipal lembrou que desde sua posse em 2012, semestralmente pede essa informação. O objetivo, segundo ela, é que os vereadores tenha esses dados e também para garantir que pessoas aprovadas no concurso público municipal, ainda em vigência, tenham a garantia que serão convocados para tomar posse.
O vereador Salim Bucar (SD) elogiou a iniciativa da colega de parlamento e lembrou que os parlamentares precisam saber quem está sendo contratado e se realmente é capacitado para o cargo que ocupará. “É uma forma de termos conhecimento e participarmos da administração. Isso é possível tendo informação”, completou Sirleide do Movimento.
Calçadão
Na reunião, o vereador Coelho (DEM) informou que foi iniciada, nesta semana, as obras de construção de um calçadão que vai do antigo porto da balsa até o trevo da entrada de Pedro Afonso. O investimento é de R$ 400 mil, recurso federal proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Professora Dorinha (DEM). O parlamentar também disse ter sido informado pelo prefeito Jairo Mariano, que após o período chuvoso serão iniciadas outras obras orçadas em cerca de R$ 3 milhões.