Educação e Cultura

CULTURA

Museu Histórico de Pedro Afonso será implantando em 2015

10/01/2015 10h02 - Atualizado em 13/01/2015 11h07
Museu Histórico de Pedro Afonso será implantando em 2015
Divulgação

A Prefeitura de Pedro Afonso, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, vai iniciar, em breve, a implantação do “Museu Histórico de Pedro Afonso”, com objetivo de resgatar e preservar o patrimônio natural, histórico e cultural do município.

A princípio, o local escolhido é um casarão alugado na Rua Anhanguera, em frente à Igreja Matriz São Pedro, conhecido na tradição por servir de cenário para crimes bárbaros no período do coronelismo no inicio do século XX. É também representativo nos últimos anos por sediar a sede da Banda de Música Byron Rocha Brito e para gravações de cenas do curta-metragem “A Hora Mágica”.

Segundo o prefeito Jairo Mariano, a implantação do Museu Histórico de Pedro Afonso permitirá o resgate e a valorização da nossa história durante anos esquecida oficialmente.

“É importante para qualquer município que queria um desenvolvimento com qualidade de vida preservar suas tradições histórico-culturais, pois é através deste conhecimento historicamente acumulado e materializado, que chegamos ao momento presente com o sentimento de pertencimento a nossa terra”, comentou.
“Em breve, com a implantação do museu histórico, teremos um mecanismo difusor da memória local, até então esquecida, com o objetivo de conhecer, valorizar e divulgar nossa rica história, uma das mais representativas no universo do antigo norte goiano e hoje Tocantins”, concluiu o gestor municipal.

A titular da pasta de educação, cultura e esporte, a pedagoga Flávia Amadeu Marson, enfatizou a relevância do museu para a preservação da história local.
“O Museu Histórico de Pedro Afonso nasce com a missão de preservar a história da cidade através de um trabalho de resgate da cultura local que iniciamos ainda no inicio desta gestão em 2013, e que agora é possível torna-lo público através de um acervo histórico permanente”, lembrou a secretária Flávia.

Para o coordenador do projeto, o professor Fabricio Rocha, a implantação do Museu Histórico servirá principalmente, como espaço de pesquisa permanente sobre a história e cultura locais, garantindo a cidadania das gerações atuais e vindouras, pois segundo ele, o direito fundamental do indíviduo é ter sua história garantida a partir de politicas culturais que valorizem as matrizes históricas, acredita o professor.





 

VEJA TAMBÉM: