Segurança e Justiça

PROCESSO VIRTUAL

Comarca reconhece trabalho de servidores que atuaram na digitalização de processos

30/01/2015 15h57 - Atualizado em 30/01/2015 16h01

Fred Alves

Durante solenidade na tarde da quarta-feira, 21de janeiro, no Fórum de Pedro Afonso, servidores que trabalharam na digitalização de processos físicos da Vara Criminal da Comarca de Pedro Afonso receberam certificados de reconhecimento.

O trabalho foi realizado por 12 servidores do Poder Judiciário, das Prefeituras de Tupirama e Pedro Afonso, e cedidos pela Subseção da Ordem dos Advogados em Pedro Afonso.

A ação faz parte das ações previstas no Programa 2013/2015 do Tribunal de Justiça do Tocantins.

O trabalho coordenado pelo juiz titular Milton Lamenha de Siqueira foi concluído em outubro de 2014. No total foram digitalizados e cadastrados 623 processos. Outros 144 foram digitalizados e serão cadastros.

A digitalização faz com que a Comarca trabalhe virtualmente, facilita o trabalho de operadores do direito (juízes, advogados, promotores, defensores públicos) e contribui agiliza os julgamentos das ações.

“O apoio do Tribunal de Justiça foi fundamental e a digitalização vai trazer mais facilidade no manuseio dos processos e mais segurança também. Agradeço ainda o trabalho dos servidores”, disse o juiz Milton Lamenha, lembrando que a Comarca de Pedro Afonso foi a primeira a reconhecer publicamente o trabalho dos servidores.
O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados de Pedro Afonso, Raimundo Ferreira dos Santos, destacou que a virtualização dos processos facilitou o trabalho dos advogados e tornou mais rápidas as decisões judiciais. “Hoje, por exemplo, não preciso sair do escritório para protocolar uma ação ou manifestar em uma ação. Isso facilita o trabalho, além de trazer economia”, comentou.

“O processo eletrônico garante um julgamento rápido”, afirmou o defensor público Felipe Lopes Barboza Cury.

Além de servidores do poder judiciários, também participaram da solenidade advogados, o ex-comandante geral da Polícia Militar Coronel Benicio, subcomandante do 3º BPM, promotor Luiz Antônio Francisco Pinto, presidente da Câmara Municipal de Pedro Afonso, Lili Benício, entre outras autoridades.

Trabalho segue
A mesma equipe que atuou digitalização na Vara Criminal segue trabalhando na virtualização dos processos na Vara Cível da Comarca de Pedro Afonso.

 

VEJA TAMBÉM: