Política

FECHAMENTO DE ÓRGÃOS ESTADUAIS

Governo ainda decide sobre fechamento de unidades da DRE e da Adapec; políticos dizem que regionais de Pedro Afonso permanecem

09/01/2015 17h54 - Atualizado em 12/01/2015 08h32
Governo ainda decide sobre fechamento de unidades da DRE e da Adapec; políticos dizem que regionais de Pedro Afonso permanecem
Ilustração

Fred Alves

Circula nas rodas de conversa e, principalmente nas redes sociais, a informação ainda não oficial de que dois importantes órgãos públicos estaduais com sede em Pedro Afonso – a Diretoria Regional de Ensino (DRE) e a Delegacia Regional de Serviços da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) – podem ser desativadas.

A notícia surgiu após a publicação no Diário Oficial do Estado nº 4.288, do dia 02 de janeiro de 2014, que trouxe mudanças na organização da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo. Com a alteração foi reduzido de 13 para 10 o número de Delegacias Regionais de Educação, e de 11 para 7a quantidade de Delegacias Regionais da Adapec.

Com as mudanças, comenta-se que Pedro Afonso perderia os dois órgãos. A unidade da Adapec do município é responsável por mais 10 cidades. Já a DRE por outras 6.

Seduc ainda não definiu
Em resposta ao CNN, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lembra que o Tocantins passará a contar com 10 Delegacias Regionais de Educação (antigas Diretorias Regionais de Gestão e Formação), mas que as definições quanto às cidades sede destas Delegacias estão sendo discutidas.

Adapec quer preservar regionais
Já a Adapec não foi clara ao informar se a unidade regional de Pedro Afonso será fechada, mas afirmou que a apesar da estrutura ter sido reduzida, tem a intenção de de preservar os escritórios e delegacias regionais.

Confira nota:
“Diante de rumores de fechamento de escritórios locais e delegacias regionais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – Adapec, provocados pela publicação no Diário Oficial da nova estrutura do órgão, informamos que neste primeiro momento, a quantidade de cargos esta sendo analisada pelo presidente da Agência, Humberto Camelo, e revista pelos órgãos competentes do governo. Desta forma, o Presidente informa que está empenhado em melhorar ainda mais os serviços já prestados pela Agencia e já sinalizou que, apesar da estrutura ser inferior a anterior, a expectativa é preservar os escritórios e delegacias regionais funcionando normalmente”.

Líderes políticos dizem que órgãos não serão fechados
Em entrevista ao CNN, o vice-prefeito de Pedro Afonso, Gilmar Lacerda (PMDB), afirmou ter recebido a informação de que a deputada federal eleita Josi Nunes (PMDB) assegurou que a DRE de Pedro Afonso não seria desativada.

“A informação que tenho é que a DRE de Pedro Afonso não será desativada. Ficamos bastante preocupados e ela [Josi Nunes] passou essa informação para o vereador Sipriano. Não acredito quer o governador Marcelo Miranda faça isso na sua cidade, onde ganhou pela primeira vez. Além do mais, foi ele quem que trouxe a DRE para cá. Ele tem autonomia, mas o governador não iria tomar uma decisão dessa, sem ouvir os companheiros daqui”, disse Lacerda, acrescentando, ainda, que lideranças tentam uma audiência com o secretário estadual de Articulação Política, Paulo Sidnei, para discutir vários assuntos, entre eles, o possível fechamento de órgãos estaduais em Pedro Afonso, incluindo a Regional da Adapec.

“Se conseguirmos uma audiência para amanhã com o secretário, vamos buscar mais informações”, concluiu.

A reportagem do CNN também conversou com Tom Belarmino, um dos coordenadores da campanha de Marcelo Miranda em Pedro Afonso. O ex-prefeito afirmou ter recebido a informação da Secretaria Estadual da Educação de que a DRE não será tirada de Pedro Afonso. “A saída da DRE de Pedro Afonso está fora de cogitação, foi feito um estudo e ela se mantém”, garantiu.

“Ainda mais que a criação desses órgãos no município foi uma luta de anos da população de Pedro Afonso e região. E foram implantados na gestão do Marcelo Miranda, isso é emblemático, tendo em vista que chegaram a ser tiradas daqui pelo Siqueira Campos”, completou Tom Belarmino.

Preocupado
Já o prefeito Jairo Mariano (PDT) disse, nessa terça-feira, em seu perfil no Facebook, estar preocupado com a possibilidade de fechamento da Diretoria Regional de Ensino. “Queremos pedir ao novo governo estadual que entenda a necessidade de permanência desse tão importante órgão estadual à nossa região, pode contar com o governo municipal para ajudar...”, escreveu.

 

VEJA TAMBÉM: