Política

ASSOCIAÇÃO DE PREFEITOS

Prefeito de Brasilândia, João Emídio, é o novo presidente da ATM

30/01/2015 10h31 - Atualizado em 03/02/2015 14h26
Prefeito de Brasilândia, João Emídio, é o novo presidente da ATM
Conexão Tocantins

Aline Sêne/Jornal do Tocantins 

O prefeito de Brasilândia do Tocantins, João Emídio (sem partido), é o novo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Ele venceu as eleições com 71 votos, dos 108 prefeitos presentes. Leonardo Cintra (PSDB), o ex-presidente da ATM e prefeito de Almas, teve 37 votos. Empossado logo após o resultado, Emídio destacou que buscará o governo do Estado para discutir sobre o pagamento de dívidas com os municípios.

Emídio disse que reunirá a diretoria eleita hoje para discutir as primeiras medidas da gestão de dois anos. Ele adiantou que estará na pauta a questão da dívida do governo do Estado com as prefeituras. “Também buscaremos formas para que as prefeituras mantenham os recursos já obtidos e seremos vigilantes quanto ao atraso de repasses ou o não pagamento de dívidas com os municípios”, detalhou.

O gestor avaliou que a situação das prefeituras é bastante grave, pois têm sido criadas muitas atribuições, aumentado os encargos, mas a receita não tem aumentado. “O Congresso, ao criar uma nova despesa para o município, precisa criar uma nova receita”, disse.

Emídio ainda ressaltou que irá buscar a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), como também outros parceiros, para fortalecer a campanha por um novo pacto federativo, visando uma redistribuição dos impostos arrecadados.

Disputa
Emídio disputou a eleição pela chapa Ação Municipalista, tendo como candidato a vice, o prefeito de Taipas, Joaquim Azevedo (PSD).
Do outro lado, Cintra buscou a reeleição pela chapa O trabalho continua, tendo como vice, o prefeito de Arapoema, Assilon Soares (PT).
Perfil
Emídio, 50 anos, é natural de Tupiratins e está no seu quinto mandato como prefeito. Ele é graduado em Engenharia Agronômica.

ATM
Além de Emídio e Azevedo, compõe a Diretoria da ATM o prefeito de Chapada da Natividade, Djalma Carneiro Rios, como 2º vice-presidente; prefeito de Pedro Afonso, Jairo Soares Mariano, 1º diretor Administrativo; prefeito de Barra do Ouro, Gilmar Cavalcante, 2º diretor Adiministrativo; prefeito de Sítio Novo do Tocantins, Antônio Jair Abreu Farias, 1º diretor Financeiro; prefeito de Carmolândia, Sebastião Góis Barros, 2º diretor Financeiro.

O Conselho Deliberativo conta com os prefeitos de Recursolândia, Francisco Alves da Silva; de Santa Fé do Araguaia, Márcia Aparecida Costa Bento; de Pequizeiro, Paulo Roberto Mariano Toledo; e de Cachoeirinha, Erisvaldo de Araújo. O Conselho Fiscal é composto pelos prefeitos de Rio Sono, Roberto Guimarães Campos; de Crixás do Tocantins,Gean Ricardo Mendes; e de Dois Irmãos do Tocantins, Francisco Carlos Tozzatti.

Ausentes
Apenas os prefeitos de Araguacema, Isabella Alves Simas; de Itacajá, Maria Aparecida Lima Rocha; e de Pequizeiro, Paulo Roberto Mariano, não compareceram para votar.

Resultado
João Emídio: 71 votos
Leonardo Cintra: 37 votos
Votantes: 108 prefeitos

Ausentes: 3 prefeitos (de Pequizeiro, Araguacema e Itacajá)

VEJA TAMBÉM: