Educação e Cultura

PROERD

Programa de combate às drogas desenvolvido pelo 3º BPM alcança 5.678 crianças e adolescentes atendidos em seis cidades

19/12/2014 09h19 - Atualizado em 19/12/2014 09h24
Programa de combate às drogas desenvolvido pelo 3º BPM alcança 5.678 crianças e adolescentes atendidos em seis cidades
Divulgação 3º BPM

Com a formação de 509 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em 2014, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) alcançou a marca de 5.678 crianças e adolescentes atendidos nos municípios de Pedro Afonso, Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Lizarda, Centenário e Rio Sono.

A ação social é desenvolvida pelo 3º Batalhão da Polícia Militar desde 2005 e atende escolas urbanas e rurais no intuito de prevenir que os menores se envolvam com as drogas e outras práticas ilícitas.

As formaturas do segundo semestre foram realizadas na primeira quinzena deste mês de dezembro. Destaque para a presença das famílias e de vários segmentos da comunidade. Além da entrega dos certificados e medalhas, foram premiados os vencedores do concurso de redação com o tema “Proerd, Drogas e Violência”, e realizados sorteios de brindes e apresentações culturais.

“Ficamos felizes em perceber que o trabalho preventivo feito através do Proerd tem contribuído significativamente para afastar crianças e adolescentes das drogas.

Parabenizo toda a equipe do 3º BPM que realiza esse trabalho e agradeço o apoio das escolas e da comunidade”, afirma o comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Miranda.
Coordenador do Proerd no 3º BPM, o 1º Tenente Romes avalia positivamente as atividades executadas em 2014, quando segundo ele, o programa foi ampliado e passou a atender o município de Centenário. “Com certeza, os alunos do Proerd vão pensar bem antes de se envolverem com drogas”, avaliou.

Estrutura
Atualmente a equipe responsável pelo Proerd no 3º BPM é formada pelo Tenente Romes, Sargento Hélio, Cabo Guerra, Cabo Valéria e Soldado Maxivan.

O programa é executado nas escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino. O instrutor do Proerd, necessariamente um policial militar fardado, ministra aulas uma vez por semana, durante um semestre letivo para crianças e adolescentes de séries compatíveis com o programa.

São abordados temas que buscam desenvolver a autoestima, o controle de tensões, noções de cidadania, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros, e as formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e dos adolescentes. As aulas são diferenciadas e contam com exemplos práticos, brincadeiras e muita interação, onde o estudante pode expor sua opinião e tirar dúvidas.

Em quase dez anos também foram atendidos 48 pais.

Mudanças
Conforme o Sargento Helío, militar há mais tempo no Proerd na área do 3º BPM, para 2015 o programa terá o currículo reformulado com nova metodologia e também atenderá os pais, fazendo com que eles acompanhem de perto os filhos e percebam qualquer mudança de comportamento que possa ter sido causada pelo uso de drogas. No primeiro semestre serão atendidos estudantes de escolas públicas e particular de Pedro Afonso. Os demais municípios receberão as aulas do Proerd a partir de agosto.
 

VEJA TAMBÉM: