Cidades

NA BRONCA

Morador reclama de estrada na zona rural de Bom Jesus

17/01/2015 14h15 - Atualizado em 04/02/2015 18h48
Morador reclama de estrada na zona rural de Bom Jesus
Ladeira com buracos dificulta trânsito de veículos, reclama morador

Fred Alves e Henrique Lopes

As condições de conservação de uma estrada vicinal no município de Bom Jesus do Tocantins causam transtornos aos moradores e pequenos produtores rurais.

De acordo os moradores nesse período chuvoso os buracos e atoleiros deixam praticamente intransitável a estrada que de acesso à região do Soninho e na rodovia de acesso a Santa Maria do Tocantins. O problema maior ocorre nos 7 quilômetros logo na saída da BR-235, mais conhecida como estrada da CBPO.

A vicinal tem 38 km de extensão e na região existem vários criadores de gado de leite e de corte, que enfrentam dificuldades para escoar a produção. A via também é usada como rota do transporte escolar.

De acordo com o produtor rural, Silvino Ferreira, a situação é mais critica na ladeira Olho D’Água, onde só passa um carro por vez, devido aos buracos da estrada.
“Hoje viemos em quatro pessoas e quase não conseguimos subir uma ladeira, todos precisaram descer, ficou só o motorista. É uma estrada muito movimentada e já houve casos de acidente com motos que deixaram pessoas machucadas, o pessoal usa muito para ir e vir de Santa Maria do Tocantins”, contou Silvino, que esteve na redação do CNN e mostrou fotos da estrada.

O problema, que segundo o morador se estende desde julho de 2014, atinge cerca de 50 pessoas que vivem em 13 fazendas e já foi informado à Prefeitura de Bom Jesus. Ainda de acordo com Silvino, a última conversa que tiveram com o responsável pelo maquinário na zona rural, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Borges dos Santos, Júnior Buchecha – conhecido como Júnior Buchecha – ocorreu no dia 08 de janeiro deste ano. Na ocasião Buchecha informou que a máquina retroescavadeira estava sendo consertada.

“Temos uma cascalheira lá [na região], só dependemos da boa vontade deles. No início do ano passado saíram procurando saber quem precisa de uma máquina para fazer serviços nas propriedades. Mandaram comprar óleo e tem gente até hoje esperando. Esperamos que resolvam o problema, caso contrário vamos fazer um abaixo-assinado e procurar o promotor”, revela.

Em entrevista por telefone ao CNN, na manhã desta sexta-feira, 23 de janeiro, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Júnior Buchecha, disse que no segundo semestre de 2014 foi feito um trabalho de tapa-buracos ao longo de toda estrada. Ele também informou que, em breve, a vicinal vai passar por nova recuperação.

“Estamos esperando o cronograma da educação, que define a rota do ônibus que faz o transporte escolar. Essa estrada será arrumada e deve estar pronta no início do período letivo, em fevereiro. É coisa rápida, dois dias de serviço”, garantiu Júnior Buchecha.


 

VEJA TAMBÉM: