Fred Alves
A manhã da quarta-feira, 11 de dezembro, foi de reconhecimento na Câmara de Vereadores de Pedro Afonso, apesar de estarem presentes apenas os vereadores Coelho (DEM), Sipriano (PMDB), Irene do Sindicato (PDT) e Salim Bucar (SD). Rodrigo Lustosa (PSD) e Libi Benício (PSD), com problemas de saúde, e Mirleyson Soares (PT), que estava viajando, justificaram as ausências.
Em sessão solene foram entregues títulos de cidadãos pedroafonsinos ao ex-professor, ex-delegado fiscal, produtor rural e político Emiliano Câmara Portilho, e ao professor Jacson da Costa Pires, que foi diretor da Escola Estadual Comendador Pádua Fleury de 1977 a 1983. Também foi entregue uma moção de aplausos para a pedagoga Jovina Neta, que recentemente venceu uma consulta pública e foi indicada pela comunidade escolar para ser a diretora da Escola Municipal Sousa Aguiar.
A homenagem a Emiliano Câmara Portilho, de 85 anos, foi uma iniciativa do neto dele, o vereador Salim Bucar. “Esse reconhecimento não é por ser meu avô, mas sim por ele ter feito muito por Pedro Afonso, sempre de forma digna e com muita honestidade”, disse o vereador.
Com problemas de saúde, o homenageado não discursou e foi representado por sua filha, a ex-vereadora Marília Câmara, que falou em nome da família. Apesar de agradecer a honraria, Marília Câmara lamentou a ausência de cinco vereadores na sessão solene. “Não é uma questão política, mas sim social, meu pai deu sua contribuição para o nosso município”, declarou.
Com bom humor, Jacson Pires falou do trabalho realizado enquanto diretor da Escola Estadual Comendador Pádua Fleury, destacando as dificuldades como a perseguição pela ditadura militar, e também as conquistas como a implantação de projetos pioneiros que trouxeram reconhecimento à instituição de ensino. Ele também reconheceu o trabalho dos profissionais que atuavam na escola. Quatro educadoras da sua época estiveram na sessão e prestaram uma homenagem cantando o hino do Pádua Fleury.
Estou satisfeito pelo reconhecimento oficial. Vocês têm um grande amigo que agora faz parte da história de Pedro Afonso”, disse emocionado o professor que aos 62 anos é formado em Pedagogia e Direito, e ainda tem pós-graduação em Gestão Escolar e Tecnologia da Educação.
“Conheço há muito tempo o professor Jacson e sei da sua luta em prol da educação. Essa homenagem é mais que justa e reconhece tudo que ele fez pela educação de Pedro Afonso”, disse o vereador Coelho, autor do projeto que concedeu o título ao educador.
A professora Jovina Neta destacou a presença de várias gerações de educadores na sessão e disse que pretende fazer uma gestão democrática na da Escola Municipal Sousa Aguiar e pretende “resgatar a família para dentro da escola”.
A moção para a educadora foi uma homenagem do vereador Salim Bucar.
Os vereadores Sipriano e Irene do Sindicato destacaram o trabalho de todos os homenageados em suas referidas áreas.