Nessa segunda-feira, 12 de janeiro, por volta das 19h, na Unidade da PRF em Guaraí/TO, durante fiscalização ao FORD/CARGO 1722 placas do Maranhão, conduzido por G. M. M., agentes da PRF localizaram no interior do veículo 30 comprimidos de anfetaminas. Vinte e três comprimidos da substância, comumente chamado de “rebite”, estavam em duas cartelas de “NOBÉSIO” e os outros sete, dentro de um tubo.
O condutor, que transportava verduras do estado da Bahia para a cidade de Araguaína/TO, informou que adquiriu os produtos em São Luis/MA.
Ainda na noite dessa segunda, por volta das 18h30, na BR 153, km 156, em Araguaína/TO, foi abordado o autocarga M. BENZ/L1620 placas de São Paulo, conduzido por D. J. V., 25 anos. Ao ser questionado se o mesmo fazia uso de "rebite", o autor prontamente entregou uma cartela, marca Nobésio Forte, contendo 13 comprimidos brancos de substância análoga à anfetamina. O condutor informou que comprou os comprimidos em uma farmácia no interior de São Paulo, pagando a quantia de R$ 15,00).
A PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO, que será remetido ao poder judiciário com cópia ao Ministério Público. O condutor foi enquadrado por consumo e porte de drogas, de acordo com o artigo 28 da Lei 11.343/06: Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. (Com informações da PRF/TO)