Política

TUPIRAMA

Ex-vereador Juvenal Pereira dá nome ao plenário da Câmara Municipal

04/12/2014 18h49 - Atualizado em 04/01/2015 11h17
Ex-vereador Juvenal Pereira dá nome ao plenário da Câmara Municipal
Fred Alves

JD Matos e Fred Alves

A família do ex-vereador de Tupirama Juvenal Pereira de Sousa Filho recebeu o diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à cidade enquanto vereador e trabalhou em prol da população. Compareceram a solenidade, duas irmãs, dois sobrinhos e um filho de Juvenal. “Meu irmão tinha um grande carinho pelos tupiramenses. Agradeço em nome de toda a família essa homenagem”, disse emocionada a irmã de Juvenal, Vânia Pereira de Sousa.

Na solenidade de entrega do diploma, o plenário da Câmara também recebeu o nome do ex-vereador. A iniciativa foi do presidente da Casa, vereador José Pereira (PSDB), e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

José Pereira, em seu pronunciamento comentou sobre a receptividade que teve quando chegou a Tupirama, por parte da família do ex-vereador. Lembrou ainda que foi colega de Juvenal na Câmara, na primeira legislatura da cidade de 1997 a 2000. “Foi um vereador que deu sua contribuição para Tupirama”, destacou Pereira.

Depoimentos
Para o vereador Célio Roberto Veloso (PT), Juvenal faz parte de uma família que fez história e lutou pela emancipação da cidade. “Muito satisfeito em participar dessa solenidade”, frisou Veloso. Outro parlamentar que destacou os trabalhos realizados pelo ex-vereador foi Ronan Bezerra (DEM). “Juvenal foi uma pessoa que contribuiu muito com o desenvolvimento de Tupirama”, disse Bezerra.

“Foi um vereador constituinte que deixou um legado de perseverança para todos nós”, afirmou o vereador Sérgio Cunha (PSDB). Para o vereador Edimar Pinheiro (PMDB), as dificuldades na luta pela criação do município tupiramense foram várias, mas isto não desanimou Juvenal. “Agradeço a Deus por ter estado com o Juvenal naquela luta”, comentou Pinheiro.

Biografia
Juvenal Pereira de Sousa Filho nasceu no dia 14 de setembro de 1955, em Tupirama, então Estado de Goiás, hoje Tocantins. Filho de Juvenal Ferreira de Souza e de Cícera Ferreira Costa. Estudou até a 4°série primária, na Escola estadual Francisca Alves de Alencar, em Itaporã (TO), aos 17 anos de idade. Casou-se com Maria Vanda Noleto, com quem teve uma filha que logo veio a falecer. Não muito tempo depois, separou-se.

Logo em seguida, serviu o Exército Brasileiro, em Pedro Afonso, e ingressou na carreira militar como soldado da Polícia Militar. Enquanto atuava na PM, casou-se novamente com Luzia Tavares de Araújo, tendo dois filhos: Leidiane Araújo de Sousa e Juvenal Neto Araújo de Sousa.

Em 1981 deu baixa na Polícia Militar e foi viver no Estado do Pará. Em 1983 regressou a Guaraí, onde fixou sua residência e conseguiu um emprego no Dertins, onde exerceu a função de apontador, e por último operador, de máquinas.

Em 1996, com a emancipação de Tupirama, foi realizada eleição para prefeito e vereador. Juvenal concorreu ao cargo de vereador e foi eleito, exercendo a função de parlamentar no período de 1997 a 2000. Morreu no dia 31 de julho 2009, aos 54 anos.

Tópicos

VEJA TAMBÉM: