Preocupados com os últimos acontecimentos na cidade de Pedro Afonso/TO, a exemplo da tentativa de roubo ocorrida na semana passada no “Periquitos Bar”, em que o proprietário foi alvejado por um disparo de arma de fogo no abdômen e os criminosos fugiram do local sem levar nada, equipes do 3º BPM desenvolveram em Pedro Afonso, Bom Jesus e Tupirama, durante este final de semana, a Operação Patrulhão.
Como os últimos crimes violentos (roubos e tentativas de roubos) ocorreram mais no período noturno, a ação policial foi executada à noite, onde os policiais militares, sempre comandadas por um oficial, percorreram os locais com maior movimento, com o objetivo de localizar armas de fogo, facas, drogas, veículos furtados e roubados, entre outros ilícitos, além de proporcionar segurança às pessoas e aos estabelecimentos comerciais, principalmente aos que permanecem abertos no período noturno.
Durante a operação foram visitados bares, lanchonetes, restaurantes, salões de festas e outros estabelecimentos, onde foram feitas abordagens e buscas pessoais nos casos em que havia suspeita de haver alguém portando arma de fogo, arma branca ou quaisquer outras substâncias ilícitas. Também foram feitas abordagens e buscas em veículos e seus condutores.
Para o comandante do 3º BPM, major Miranda, os objetivos da operação foram alcançados, haja vista que durante todo o final de semana não foi registrado nenhum crime violento na região. “Mesmo não tendo sido feita nenhuma prisão ou apreensão de materiais, consideramos os resultados satisfatórios, porque o papel principal da Polícia Militar é prevenir e evitar a prática de crimes, e esse objetivo foi alcançado com a operação”, explicou Miranda.
A operação continuará sendo desenvolvida em Pedro Afonso e região em dias e horários alternados, e para que os resultados sejam mais satisfatórios ainda, o Comando do 3º BPM esclarece que é fundamental a colaboração da comunidade, principalmente através de denúncias, que podem ser feitas através do telefone 190, com a garantia de que terão suas identidades preservadas.
Atribuições
A Polícia Militar é o órgão responsável pelo policiamento ostensivo/preventivo, que no caso de Pedro Afonso e outras dez cidades que compõem a área de abrangência do 3º BPM, é realizado através do policiamento motorizado, com viaturas que fazem patrulhamento diuturnamente com o objetivo de prevenir a prática de crimes, sendo priorizados os patrulhamentos nos locais com maior movimentação de pessoas, visto que nestes locais a probabilidade dos crimes acontecerem é maior. (Da Assessoria)