A população de Pedro Afonso conta com mais um espaço de lazer, uma praça. Mas este local é especial pelo material de que foi feito. Ao todo, foram utilizadas 10 mil garrafas PET e 500 pneus na construção da Praça Ecológica, em Pedro Afonso. A praça será entregue oficialmente à comunidade nesta sexta-feira, 28 de novembro, a partir das 8 horas.
A iniciativa é do professor Fabrício Rocha, que em 2010, criou o projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA), que desenvolve ações socioambientais com crianças e adolescentes. Cerca de 100 voluntários ligados a igrejas, faculdades, escolas estaduais e municipais, além de pessoas da comunidade, ajudaram na construção.
Todo o material utilizado teria como destino o lixo, mas uma ação inédita no Tocantins iniciada ainda em setembro de 2010 deu uma destinação útil a esses produtos. As garrafas e pneus foram usados na construção da Praça, considerada a maior do Brasil feita com esse tipo de material. Mais importante ainda é que o local escolhido fica na área urbana da cidade, que era usado como depósito de lixo, às margens do rio Sono, próximo ao antigo porto de acesso a Bom Jesus do Tocantins. Antes, o cenário era de sujeira e descaso.
A praça tem várias espécies de árvores raras, como, por exemplo, Palmeira Imperial, Mogno do Pará, Ipê, Imbaúba e Barriguda; um viveiro para produção de mudas doado pela Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins; um parquinho infantil e um campo de areia.
A Prefeitura de Pedro Afonso também apoiou o projeto com doação de materiais e a pavimentação e construção de meio-fio no entorno da praça.
O Centro-Norte Notícias também apoia a iniciativa.