Depois de ampliar sua atuação, o 3º Batalhão da Polícia Militar formou a primeira turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no município de Centenário.
Os 47 formandos são estudantes da Escola Municipal Gustavo Costa e da Escola Estadual Otoniel Cavalcante de Jesus e tiveram como instrutor o Cabo QPPM Murilo Pereira Guerra.
A solenidade de formatura ocorreu na tarde da quarta-feira, 3 de dezembro, na Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira, e foi prestigiada pelo coordenador do Proerd no 3º BPM, Tenente Romes Sousa, Soldado Vanessa, familiares dos alunos e autoridades locais como o prefeito de Centenário, Wesley Camilo, e vereadores.
PROERD
O programa é desenvolvido pelo 3º Batalhão da Polícia Militar desde 2005. Em quase dez anos já foram formados 5.443 estudantes e 48 pais, em seis cidades. Ainda em 2014 este número será ampliado com a formatura de alunos do 5º ano de escolas urbanas e rurais dos municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono e no distrito de Anajanópolis, na zona rural de Pedro Afonso.
O instrutor do Proerd, necessariamente um policial militar fardado, ministra aulas uma vez por semana, durante um semestre letivo para crianças e adolescentes de séries compatíveis com o programa. São abordados temas que buscam desenvolver a autoestima, o controle de tensões, noções de cidadania, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros, e as formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e dos adolescentes.