ROMPENDO FRONTEIRAS

Coapa fecha negócio com traiding e vai exportar milho para a Ásia

11/10/2014 21h06 - Atualizado em 13/10/2014 15h46
Coapa fecha negócio com traiding e vai exportar milho para a Ásia
Divulgação

O preço do milho em todo o país é considerado baixo, principalmente pelo alto estoque nos mercados interno e externo, e preocupa os produtores. Diante do quadro não muito animador, a Superintendência e a Unidade Comercial da Coapa atuaram juntas e possibilitaram uma alternativa para os produtores venderem sua produção por um preço justo e obterem ganhos financeiros.

A cooperativa intermediou a venda de 94.200 sacas de 60 kg de milho – equivalente a 5.652 toneladas – para a CGG Traiding S/A, que opera com a exportação de grãos. Por uma questão mercadológica não foi revelado o valor pago pela saca, mas o quantitativo atendeu as expectativas dos agricultores.
O lote é proveniente de fazendas de 13 produtores cooperados e não cooperados.

A expedição dos grãos começou na terça-feira, 7, e deve seguir até o próximo dia 31 de outubro. Do armazém da Coapa em Pedro Afonso, o milho é levado em caminhões para o terminal de Palmeirante (TO), de onde segue de trem para Itaqui, em São Luís (MA), sendo exportada de navio para países asiáticos.

Conforme o gerente comercial da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, a expectativa é comercializar até cinco lotes e manter a parceria com a a CGG Traiding S/A para a próxima safra. Ele lembrou que esta foi a segunda vez que a cooperativa comercializou milho para exportação, a primeira foi em 2012.

O superintendente da Coapa, José Rander Lopes, comentou o negócio realizado com a exportadora de grãos. “Num momento em que o mercado está em baixa, a Coapa busca alternativas para o produtor comercializar seu milho. Isso demonstra o compromisso de apoiar os produtores em todos os momentos”, disse.
Na Safrinha 2014, o armazém da Coapa recepcionou quase 19 mil toneladas de milho.

 

VEJA TAMBÉM: