Cidades

DIA D

Campanha mobiliza comunidade de Tupirama para o combate à dengue e chikungunya

05/12/2014 14h12 - Atualizado em 05/12/2014 14h17
Campanha mobiliza comunidade de Tupirama para o combate à dengue e chikungunya
Kailson Dias/É Notícia

Da Redação

A Prefeitura de Tupirama, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Infraestrutura, realizou na manhã desta sexta-feira, 6 de novembro, o Dia D de combate à Dengue e Febre Chikungunya. As ações envolveram cerca de 70 pessoas, entre elas, profissionais da saúde e da limpeza urbana, estudantes, funcionários da administração municipal e outras pessoas da comunidade.

Com apoio de um carro de som que veiculava mensagens, os participantes percorreram as ruas da cidade e distribuíram folhetos com orientações à população sobre as medidas de prevenção e sintomas das doenças. Além disso, foram distribuídos sacos para acondicionamento de lixo e, posteriormente, o caminhão da limpeza pública irá recolher o material que pode servir como criadouros de mosquitos que transmitem as doenças.

O Dia D marca o lançamento da campanha nacional de combate à Dengue e Chikungunya, que tem como slogan “Dengue e Chikungunya: o perigo aumentou. A responsabilidade de todos também”.

Segundo a secretária municipal de Saúde, enfermeira Valdéia Martins, até o momento já foram registrados oito casos de dengue em Tupirama. “O número é baixo e essa ação vai contribuir para que não aumente”, explicou.

Neste ano a campanha inclui, além da Dengue, o alerta contra a Chikungunya, doença causada pelo mesmo mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti, e também pelo Aedes Albopictus. “Tupirama ainda não registrou nenhum caso de Chikungunya, mas é importante que a população seja informada para se prevenir desta nova doença que chegou ao Brasil”, reforça Valdéia Martins.

O prefeito de Tupirama, Tião (PTB), participou da mobilização e destacou que a administração municipal está fazendo sua parte no combate as doenças e conta com o apoio da comunidade.

Cuidados
Os sintomas da Chikungunya são febre alta, dor muscular e nas articulações e dor de cabeça e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da Chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), é rara, sendo menos frequente que nos casos de Dengue.

Para evitar a transmissão do vírus é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue: verificar se a caixa dágua está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas não estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas.

Saúde do homem
Já na noite dessa quinta-feira, 4, na Unidade Básica de Saúde Odontino Alves Limeira, ocorreu o encerramento da Campanha Nacional de Saúde do Homem denominada Novembro Azul.

A ação teve como objetivo otimizar o atendimento aos homens, bem como conscientizar sobre a importância da realização do exame de próstata método eficaz na prevenção do câncer.

Cerca de 70 homens foram beneficiados com atendimentos médico, odontológico, farmacêutico e de enfermagem, além da solicitação de exames PSA livre e total.
Ainda foram realizados jogos de xadrez e baralho com premiação aos vencedores, e sorteio de brindes.
 

Tópicos

VEJA TAMBÉM: