Marcos André
Professor de Língua Portuguesa e estudante de Direito
Pretobas, não mãe, o nome é Petrobrás... Os anos passam, e Dona Dalva continua sendo tão sábia em suas falas, que eu não posso deixar de escrever sobre. Diante, dos últimos escândalos, mamãe, com sua curiosidade infantil, e seu senso de humor nem tão inocente assim, me pergunta com palavras que não ouso repetir: Marcos o que essa mulher de bigode fez mesmo? Mamãe, distante dos gigantescos problemas, mal sabe que aquele bigode, e aquela idoneidade, pertencem a Graça Foster: a lisa.
Não leitor astuto, não estou aqui com joguinhos de ambiguidades, a palavra foi um dentre os muitos adjetivos, usados pela própria presidente, presidenta, bem, para a reeleita mandatária do Brasil, Dilma Rousseff para destacar a honestidade da chefe da estatal brasileira.
Dilma foi enfática, ao afirmar que contra Graça não há provas, apenas as palavras emocionadas e com pouco ou nenhum nexo probante de Venina Velosa da Fonseca, ex-gerente de abastecimento do nosso ex-grande orgulho.
Então, se Dilma disse, eu acredito, Graça Foster é uma mulher com lisura. Não pude me conter, ao lembrar que lisura, além de ser designativo de pessoa honesta, comportamento particular daquele que é íntegro, que age com retidão, está no campo da significação de liso, que popularmente é aquele que tem sempre uma saída estratégica para qualquer situação, que tem a esperteza de se safar dos imbróglios mais complicados, que por vezes se aproveita para fazer o que não é correto. Não estou aqui a acusar Graça de nada, apenas penso que essa foi uma situação no mínimo engraçada, dentre as muitas que temos vivenciado, nesse Brasil sem nenhum problema, e sem crises... Ao menos, é assim que Dilma o descreve.
Sinceramente, não sei se esse escândalo resultará em muitas punições, ou até sei. Dilma Rousseff já foi clara que não pretende mudar Graça de lugar, mas bem faz ela, mudar para que, se tudo está na mais profunda perfeição. Ou mudar correndo o risco de aparecerem mais caroços em meio a esse angu, pensando bem, fico com o segundo significado de liso, e deixo Foster onde estar.
Na contramão ficou Venina Velosa e o resto dos brasileiros, incrédulos e já sem muito saco, para tentar entender tanta corrupção. Dizem os estudiosos que esse escândalo foi pequeno diante do próximo que está por vir no Banco Central. Ah! Mas, deve ser intriga dessa elite branca que não gosta do PT, o Brasil está bem e sem problemas...