Cidades

PLANEJAMENTO

Reunião discutiu plano de saneamento municipal

17/11/2014 10h46 - Atualizado em 17/11/2014 10h52
Reunião discutiu plano de saneamento municipal
Ascom/Prefeitura de Pedro Afonso

Na última sexta-feira, 14 de novembro, uma reunião no gabinete do prefeito Jairo Mariano (PDT), discutiu a implementação de um plano de saneamento municipal em Pedro Afonso. Participaram do encontro a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Rosângela Aparecida Pereira de Oliveira – a Rose, o coordenador de Projetos Sociais da Fundação Bunge, Paulo Ricardo Rita, o presidente do Instituto de Inovação da Amazônia (Inovama), Fernando Machado, e o engenheiro ambiental da Inovama, Bruno Emmerick.

De acordo com Paulo Ricardo, o plano de sanamento municipal é uma necessidade levantada no diagnóstico que a Fundação Bunge fez da região. “A Fundação Bunge trouxe diversos trabalhos, ações e projetos para a região, e como parte disso, realizou-se um diagnóstico entre 2010 e 2011, no qual foi constatada a necessidade de um plano de saneamento não somente para Pedro Afonso, mas também para Tupirama e Bom Jesus do Tocantins, os três municípios que estão na área de relacionamento da Bunge. Esse plano está sendo desenvolvido desde março deste ano – são vários produtos dentro de um plano geral, desenvolvidos gradativamente – e agora nós e os municípios acertamos um cronograma final de ajustes para que o plano todo seja entregue até o começo de 2015”, explicou ele.

O plano de saneamento, que conta com a participação de técnicos do Inovama, irá fazer uma projeção das necessidades do município pelos próximos 20 anos em quatro quesitos: o destino dos resíduos sólidos – o lixo; o abastecimento de água; a coleta e tratamento de esgoto; e a drenagem e encaminhamento da água da chuva. Todo trabalho da Fundação Bunge visa aprimorar os pontos positivos dos três municípios em diversos campos e dar suporte nas questões em que existem deficiências. A elaboração de um plano de saneamento é uma exigência que tem sido feita em nível federal e também estadual, e é fundamental para os municípios, pois irá impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas ao melhorar o meio ambiente em que elas vivem.

De acordo com a secretária Rose, com a finalização do projeto Pedro Afonso terá um documento importantíssimo, que servirá de instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa. (Da Ascom/Prefeitura de Pedro Afonso)

VEJA TAMBÉM: