JD Matos
Com 61,63% dos 172 votos válidos, perfazendo um total de 106 votos, a professora Jovina Neta Cruz Machado venceu a consulta pública para a direção da Escola Municipal Sousa Aguiar, de Pedro Afonso. A outra candidatada, Áurea Gonçalves Moreira Macedo, obteve 66 votos, tendo 38,37% dos votos válidos. Após a indicação do prefeito Jairo Mariano (PDT), a educadora assume o cargo em janeiro de 2015.
Destaca-se o total de abstenção registrado na consulta pública, 249 pessoas não compareceram, correspondendo a 58,73%, ou seja, daria para alterar o resultado da votação, caso fosse para a segunda colocada. Em relação a votos brancos foi apenas 01 e nulos, 02.
As outras duas unidades escolares municipais de Pedro Afonso - Escola Municipal Jandevam e Centro de Educação Infantil Maranatha - não tiveram candidatos aos cargos de direção.
Planos
Para a candidata eleita da Escola Municipal Sousa Aguiar, professora Jovina Neta, há muito trabalho a ser feito, baseando-se nos princípios da Gestão democrática/participativa, quando todos os seguimentos da comunidade escolar participam das tomadas de decisões. “O objetivo maior da gestão estará focado no desenvolvimento integral do aluno, já que a escola conta com profissionais altamente capacitados, responsáveis e comprometidos com seu trabalho”, destacou.
Entre os projetos e planos a serem realizados na escola, Jovina disse com exclusividade ao Centro-Norte Notícias que vai promover a atuação conjunta dos profissionais da escola, fornecendo subsídios ao corpo docente na implementação de seus projetos e no desenvolvimento do seu trabalho. Também informou que vai acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando junto ao corpo docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados da aprendizagem com vistas a sua melhoria.
Além disto, vai desenvolver ações coletivas no sentido de superação dos problemas e buscar parceiros na comunidade em prol de um desenvolvimento de aprendizagem em conjunto.
“O alcance dos objetivos não depende somente da atuação da gestora, mas também, do apoio da Coordenação Pedagógica da escola, da aceitação e esmero dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, e ainda, do auxílio dos responsáveis pelos alunos desta instituição”, destacou Jovina Neta.
Ainda segundo a professora, é preciso conquistar a confiança de todos, para que o trabalhar seja feito sob um clima completamente familiar, harmonioso e com uma autoestima bem elevada, proporcionando assim, maior intercâmbio entre escola-comunidade. “Somente assim teremos êxito em nossas ações”, completou.
Desafios
Jovina ainda comentou ao CNN sobre os desafios que vai enfrentar atuando na direção da escola. “Tendo em vista os desafios do mundo contemporâneo e a responsabilidade social que tem a escola na construção de cidadãos conscientes de suas responsabilidades para com esse mundo, não se pode improvisar nas ações que nortearão todo esse processo”, lembrou.
Segundo a educadora, é imperativo, portanto, que todas as ações sejam planejadas de forma conjunta e articuladas, no sentido de minimizar as dificuldades apontadas no processo de aprendizagem dos educandos, possibilitando que a escola cumpra sua missão diante das exigências e complexidades da atual sociedade. “O planejamento é o processo pelo qual podemos, tendo em vista os objetivos, traçar os meios para que estes possam ser atingidos, prevendo o futuro e propondo soluções práticas para a solução de problemas que, certamente, surgirão no decorrer do caminho, evitando-se assim uma improvisação”, finalizou.