Economia

RETROSPECTIVA

Coapa divulga balanço e destaca conquistas econômicas e sociais

07/01/2015 04h04 - Atualizado em 07/01/2015 09h39
Coapa divulga balanço e destaca conquistas econômicas e sociais
Divulgação

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), com sede em Pedro Afonso (TO), teve um balanço positivo em suas ações durante o ano de 2014, que beneficiaram tanto os seus cooperados como a população dos 14 municípios onde atua. Destacam-se ações na produção de grãos, área social, capacitação do produtor, PCCS para os colaboradores, além de receber o prêmio de Cooperativa do Ano.

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, avaliou as ações realizadas pela cooperativa ao longo desse ano, bem como projetou o cenário para 2015. “O ano de 2014 trouxe para nossa Cooperativa a oportunidade de fazer uma revisitação no Planejamento Estratégico com definições de metas, ações e estratégias propriamente ditas”, comentou.
Ainda segundo o presidente, houve um fortalecimento do departamento técnico com diretriz de gerar tecnologia, além de difundi-la. “Destaco também nossa participação e classificação no Prêmio Cooperativa do ano, marcando de vez a vocação da Coapa”, lembrou Khouri.

Para 2015, o presidente ressaltou o papel do cooperativismo diante do cenário econômico brasileiro, incerto e instável. “O ano de 2015 prenuncia-se com dificuldades macroeconômicas, ante a um cenário incerto e instável. Acredito que somente o cooperativismo faz por onde amenizar esse cenário, possibilitando manter empregabilidade e avanço na gestão e governança”, finalizou.

Recorde no recebimento de grãos
A Coapa fechou a Safra 2013/2014 com recordes. O armazém em Pedro Afonso recebeu 83.525 toneladas de soja, número registrado no dia 30 de maio, e 19.239 toneladas de milho, no final de agosto. Os dois volumes são os maiores contabilizados nos 16 anos de história da cooperativa.

A produção de soja foi entregue por 83 produtores, cooperados e não cooperados, além de tradings, sendo proveniente de fazendas de 15 municípios da região de Pedro Afonso. O milho foi produzido por 29 produtores, sendo 21 cooperados e oito não cooperados, dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Rio dos Bois, Guaraí, Itacajá, Tupiratins, Miranorte, Tupirama, Fortaleza do Tabocão e Centenário.

Neste ano agrícola, a unidade também registrou outros dois recordes. O de maior quantidade de soja recebida em um mês: 46.283,793 toneladas em março. E ainda a maior recepção em um único dia – 2.762,250 toneladas – registrado em 14 de março.

Investimentos no armazém
Considerado como um dos maiores armazéns do Tocantins, tendo a capacidade estática de armazenar 60 mil toneladas, o armazém da Coapa recebeu, nesse ano, investimentos e melhorias em sua estrutura. O objetivo foi o de modernizar, aperfeiçoar a eficiência operacional, aprimorando os fluxos de carga e descarga de caminhões e, consequentemente, melhorar os serviços prestados aos cooperados e demais produtores rurais atendidos pela cooperativa.

Foi feita manutenção do sistema elétrico que alimenta o armazém, que teve modificações significativas na subestação de energia geral (redes de baixa e alta tensão, quadro de comando de máquinas, colocação de refletores, entre outros).

Na reforma feita no armazém, também foram substituídas as peças e equipamentos da balança de recepção, tubulações de fluxos de grãos e rolamentos; lubrificação de rolamentos; instalação do sistema de drenagem automática (com bomba de água) nos pés dos elevadores das moegas, secadores e túnel de expedição para evitar infiltrações; além de reparos para melhorar a destinação de resíduos sólidos (instalação de elevador, roscas, varredoras e silo). Por fim, foram instaladas a balança de fluxo no setor de expedição, a passarela de desenlonamento e lixeiras para coleta seletiva. O equipamento que determina o teor de umidade dos grãos foi enviado para manutenção na empresa fabricante.

Cursos
Incentivando a qualificação, atualização e troca de conhecimentos, a Coapa promoveu vários cursos ao longo de 2014. Entre eles, podemos citar os de NR10 – instalações e serviços em eletricidade, NR33 – espaço confinado, sobre custo de produção de lavouras, inteligência emocional, de fabricação de sabonetes artesanais, sobre cooperativismo e associativismo, de fabricação de bombons e ovos de Páscoa, de artesanato em feltro (enfeites natalinos), além de outros também importantes para o desenvolvimento profissional dos cooperados e da comunidade interessada em se qualificar para a realidade do mercado atual.

Palestras
A Cooperativa também promoveu palestras tanto na área da saúde, esclarecendo pontos importantes para os cooperados ressaltando sobre a importância de uma vida saudável e um monitoramento contínuo de sua saúde, como também assuntos voltados para a qualificação dos cooperados e aqueles interessados em manter-se atualizados em relação ao plantio de grãos. Como podem ser citadas as palestras sobre: manejo de percevejos em sistemas de cultivos e orientações sobre o combate a lagarta Helicoverpa; importância do diagnóstico precoce do câncer de mama; e prevenção do câncer de próstata; saúde do homem, entre outras palestras.

Prêmio Cooperativa do Ano
A Coapa foi a única cooperativa da região Norte do país agraciada no 9º Prêmio Cooperativa do Ano, realizado em novembro desse ano, em Brasília. A cooperativa de Pedro Afonso ficou em segundo lugar na categoria Cooperativa Cidadã, ao apresentar o projeto “Coapa em Comunidade”, onde são destacadas as ações e projetos sociais desenvolvidos pela cooperativa. A categoria na qual a Coapa foi premiada foi a mais concorrida, com 83 projetos inscritos. Nesta edição, concorreram 267 projetos de 185 cooperativas de todo o Brasil, a maioria das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Dia C
Pelo segundo ano consecutivo, a Coapa, juntamente com a Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e o Sicredi, com apoio de voluntários, realizaram atividades no Dia de Cooperar (Dia C). Promovido em setembro desse ano, a ação envolveu 150 voluntários e beneficiou diretamente quase 300 pessoas.

Praça Ecológica
Conscientização e preservação ambiental, este é uma das prioridades da Coapa na promoção de ações voltadas para a comunidade pedroafonsina. Uma destas ações foi a parceria com o projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA) na construção da Praça Pedro de Souza Pinheiro, em Pedro Afonso, considerada a maior do país feita com material reciclável, e espaços semelhantes nos municípios de Rio Sono e Santa Maria do Tocantins. A Cooperativa também entregou um viveiro de mudas com estufa para o AMA, tendo como meta inicial a produção de duas mil mudas por mês, em uma estrutura de cinco metros de largura por nove metros de comprimento.

PCCS
Valorizando seus cooperados, em dezembro foi apresentado o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), que teve promove a readequação salarial, estabelece funções, estrutura cargos e atribuições, institui regras para progressão funcional, normas de trabalho, entre outros pontos importantes. Atualmente, a Coapa tem 52 colaboradores. (Ascom Coapa)

 

VEJA TAMBÉM: