Política

QUEIXA NO LEGISLATIVO

Vereadores continuam cobrando respostas a solicitações

04/12/2014 18h25 - Atualizado em 11/12/2014 12h12
Vereadores continuam cobrando respostas a solicitações
Fred Alves

JD Matos e Fred Alves

Alguns vereadores de Pedro Afonso reclamam do tratamento que tem recebido por parte do prefeito Jairo Mariano (PDT). O Centro-Norte Notícias recentemente publicou uma matéria com as queixas dos vereadores em relação a esta situação. Agora, parlamentares dizem que isso ocorreria devido ao posicionamento político e de ficarem na oposição.

É o caso do vereador Salim Bucar (SD). De acordo com o parlamentar, depois que saiu a notícia que o seu padrasto, conhecido como Terrinha, ingressaria no PMDB e poderia se candidatar a prefeito de Pedro Afonso, o tratamento da Prefeitura mudou. “Independente de lado A ou B o tratamento tem que ser igual. Sou vereador e preciso ser respeitado”, comentou descontente Salim.

Outro parlamentar que já havia reclamado da falta de resposta aos requerimentos e reforçou a indiferença por parte do Executivo, foi o vereador Mirleyson Soares (PT). “Tenho notado uma indiferença comigo que declarei ser de oposição. Quando era da situação era um tratamento, agora é outro”, desabafou. “A administração é para todos e preciso ser respeitado. Do que adianta fazer um ou 20 requerimentos e não ter resposta? Sou oposição à administração atual”, destacou inconformado Soares.

A vereadora Sirleide do Movimento (PMDB) também comentou a situação. “Nós vereadores ficamos desmotivados em requerer, queremos respostas às solicitações por parte do executivo municipal. Não sei o que acontece com o executivo que parece querer apagar a figura do vereador. Falta uma resposta ao legislativo”, disse. “O Regimento Interno da Câmara deixa claro que nossas ações são invioláveis. Somos representantes do povo. O que se delibera no plenário é sério. Também percebo retaliações contra minha pessoa, que vou externar posteriormente. Tem que ser respeitada a opinião de todos”, concluiu indignada.

Em tom conciliador
O presidente da Câmara Municipal, vereador Coelho (DEM), tentou amenizar a situação entre os seus pares e o Executivo. “Sempre existiu oposição, mas tem que ser com responsabilidade. Quando existe alguém cobrando o prefeito tem mais atenção. Os defeitos são sempre mostrados pela oposição”, explicou.

Depois que Coelho falou, Mirleyson Soares pediu a palavra e disse que não vai deixar de votar projetos do executivo de interesse da comunidade. "Minha oposição é política, cumprimento o prefeito quando nos encontramos”, finalizou o vereador.

Portas abertas
O CNN procurou o prefeito Jairo Mariano para saber a sua posição em relação aos comentários dos parlamentares de Pedro Afonso. Mariano afirmou que atendeu todas as solicitações dos vereadores dentro das possibilidades do Município; lembrou que de um deles, de três requerimentos enviados ao Executivo, dois foram realizados. “O gabinete do prefeito está de portas abertas para quem for me procurar”, completou.

Projetos aprovados

Durante a sessão que ocorreu os desabafos dos vereadores foram aprovadas a concessão de títulos de cidadãos pedroafonsinos para o sargento Dias Jorge, que comandou o TG-11004, de autoria do vice-presidente da Câmara, vereador Sipriano (PMDB); e para o professor Jackson Pires, solicitação do presidente da Casa, Coelho (DEM).

Ainda foram aprovados moção de aplausos para a professora Jovina Neta, eleita diretora da Escola Municipal Souza Aguiar, solicitado pelo vereador Salim; e o requerimento da Lili Benício (PSD) para reforma de um bueiro na Rua 14, no centro.

Os vereadores ainda terão mais duas sessões ordinárias neste ano, nos dias 15 e 16 de dezembro, para apreciação da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e a LOA – Lei Orçamentária Anual de 2015.

 

VEJA TAMBÉM: