Cidades

TUPIRAMA

Festa da Manga alerta para a preservação da fruta

28/11/2014 10h10 - Atualizado em 28/11/2014 17h22
Festa da Manga alerta para a preservação da fruta
Eduardo Cruz

Fred Alves

Realizada na noite do sábado, 8 de novembro, na quadra de esportes Ricardo Alves Coelho, em Tupirama, a 11ª Festa da Manga chamou atenção para a preservação das . espécies de mangas como forma de valorizar a cultura local.

Durante a festa foram expostas 27 espécies de mangas, de diferentes tamanhos e sabores. Os visitantes também conferiram apresentações de trabalhos feitos por estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Maria José Alves Miranda, Creche Municipal Anaídes Brito Miranda, SESI e DA Biblioteca Anna Brito Miranda, além de apresentações culturais (poemas, poesias e peças teatrais) e shows.

Outro atrativo foram os pratos feitos à base da fruta como bolos, doces, geleias, sorvetes, roscas e sucos. Uma boa opção para quem gosta da culinária regional e para moradores de Tupirama terem uma renda extra.

A assistente de saúde Ivone Pereira da Silva Alves, que mora na cidade desde 1985 e participou de todas as edições da Festa da Manga, neste ano ao lado de duas colegas vendeu doce em pasta, brigadeiro e mousse de manga.

“Participo todo ano e acho importante mantermos viva a tradição que não pode acabar, precisamos preservar nossos pés de manga e plantar novos”, chamou atenção Inove Pereira.

A dona de casa Osvaldina Nunes de Brito Costa participou pelo segundo ano e ficou feliz com as vendas e a movimentação na cidade. Investiu R$ 300,00 e lucrou o mesmo valor comercializando roscas, mousse e sorvetes. A moradora sugeriu que sejam plantadas novas mudas de manga em todo município como forma de preservar a fruta.
Na Creche Municipal Anaídes Brito Miranda a preocupação em valorizar as tradições foi demonstrada nos trabalhos feitos pelos alunos que têm entre 2 e 5 anos de idade. Segundo a gestora da unidade escolar, Vanda Soares, 113 crianças produziram cartazes, poemas e desenhos chamando atenção para a preservação da cultura local, que tem na Festa da Manga seu principal evento cultural.

Conforme o preito Tião (PTB) a Festa da Manga busca valorizar a cultura do município. “A administração de Tupirama sabe da importância de conservar as espécies de mangas para manter vivo nossos costumes. Esse também é um momento de diversão para moradores e visitantes, e também para aquecer nossa economia”, assegurou.

O comerciante de Guaraí Manoel Santos esteve no evento e conferiu as exposições e apresentações culturais. O que mais lhe chamou atenção foi a participação de crianças e adolescentes tupiramenses. “Vi que desde cedo estão valorizando a cultura da cidade”.

Preservação
A Festa da Manga é reconhecida através da lei nº 2.122, de 4 de agosto de 2009, como bem de valor cultural e patrimônio histórico do estado do Tocantins. A safra da fruta acontece de novembro a janeiro. Na região existem cerca de 80 espécies conhecidas da fruta.
 

VEJA TAMBÉM: