Economia

APÓS VISITA TÉCNICA

José Rander destaca força do cooperativismo paranaense

14/11/2014 16h31 - Atualizado em 14/11/2014 16h35
José Rander destaca força do cooperativismo paranaense
Divulgação

O superintendente da Coapa, José Rander Lopes, avaliou positivamente a visita técnica ao Paraná, realizada pela turma do MBA de Gestão Empreendedora, Sustentabilidade e Inovação de Cooperativas (GESIC).

De 9 a 12 de novembro, o grupo formado por 22 alunos, um professor e um representante do Sescoop/TO, esteve nas cidades de Curitiba, Carambeí, Ponta Grossa, Castro e Lapa, onde visitaram as cooperativas Batavo, Castrolanda e Bom Jesus, além da sede da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).
Na extensa programação, os alunos conheceram a história e o desenvolvimento das cooperativas e locais históricos para o cooperativismo, e ainda participaram do “Encontro de Núcleos Cooperativos”, oferecido pela Ocepar.

José Rander disse que vários aspectos chamaram sua atenção durante a visita técnica, destaque para o modo como os cooperados paranaenses enxergam o sistema cooperativista. “Eles têm o cooperativismo como trabalho em equipe, valorizam a solidariedade e buscam a prosperidade para todos que integram a cooperativa. O grau de fidelidade do cooperado é muito grande e a cooperativa é motivo de orgulho para eles. Também praticam muito a intercooperação, um exemplo é que para diminuir custos se unem e formam consórcios de produção e conseguem comprar mais barato e vender com preços mais justos”, disse José Rander, chamando atenção também para a importância que as cooperativas do Paraná destinam aos investimentos em pesquisas e no desenvolvimento tecnológico.

“As cooperativas representam uma fatia importante na economia do Paraná. Para se ter uma ideia, a previsão é que em 2015 elas faturem cerca de R$ 50 bilhoes”, lembrou.

MBA
O MBA GESIC é uma parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Sescoop/TO. A turma tem 26 alunos, representantes de oito cooperativas, além de participantes do Sebrae e Secretaria de Agricultura. O MBA teve início em agosto de 2003, e encerramento previsto para o próximo mês de dezembro.
O objetivo é formar gestores capazes de empreender e inovar, atuando dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável em cooperativas.
 

VEJA TAMBÉM: